Guimarães já tem um estudo para avaliar a viabilidade de uma ligação entre Guimarães e uma futura estação de Alta Velocidade, no Porto ou em Braga, anunciou hoje a autarquia. O ‘metrobus’ é a hipótese mais forte.
O estudo foi coordenado pelo professor catedrático José Mendes e “visa apoiar a decisão do Executivo Municipal na escolha” do modo de ligação.
Em cima da mesa está a utilização da ferrovia convencional, do chamado metro de superfície ou do sistema BRT – Bus Rapid Transit – também conhecido como ‘metrobus’. Aquela que obteve “melhor avaliação” por parte do estudo é a utilização de uma ligação dedicada através de ‘metrobus’ entre Guimarães e Braga.
Esta hipótese reúne melhores condições, de acordo com o estudo, em relação “à ferrovia convencional (que ligaria Guimarães ao Porto) e do metro de superfície (que ligaria Guimarães a Famalicão e posteriormente ao Porto ou a Braga)”.
“A avaliação tem também a componente da viabilidade de aprovação da candidatura em face dos valores envolvidos, uma vez que ela será realizada ao abrigo do quadro de apoio Portugal 2030”, explica a Câmara de Guimarães.
O estudo foi apresentado esta quinta-feira, antes da Ordem de Trabalhos da Reunião do Executivo Municipal, e refere que Guimarães é uma das cidades de maior relevo “entre aquelas que não se localizam nas áreas metropolitanas”. Esta afirmação do autor do estudo é sustentada pelo “poder da sua economia exportadora, das suas instituições de ensino superior, dos seus centros de investigação, desenvolvimento e inovação e da sua atividade cultural e desportiva”.
Por isso, citado em comunicado, o professor José Mendes refere que isto reforça a necessidade da entrada imediata de Guimarães “na rota dos investimentos em infraestrutura de mobilidade apoiados centralmente, quer por fundos nacionais, quer europeus”.