Guimarães: Apresentação do quarto volume do Boletim de Trabalhos Históricos

Centenário da Grande Guerra é o tema dominante das seis conferências. Arquivo Municipal Alfredo Pimenta recebe mais três trabalhos na próxima sexta-feira à tarde.

A Câmara Municipal de Guimarães procedeu à apresentação das primeiras três conferências do quarto volume, da III série, do Boletim de Trabalhos Históricos 2015, subordinado na sua maioria ao tema da Grande Guerra, realizando a segunda sessão no dia 18 de setembro, pelas 18 horas, nas instalações do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, na Rua João Lopes de Faria, em Guimarães.

Na primeira parte da apresentação, foram proferidas as conferências de Fernando Dias Conceição (“1914 – 1918: A Grande Guerra”) e de Manuela Alcântara Santos (“O 9 de abril nas memórias de dois portugueses”). Maria Adelaide Pereira Moraes publicou o trabalho “Velhas Casa – A dos Navarros – Arquivo Municipal Alfredo Pimenta”, num encontro de promoção e divulgação da preservação da memória de todos aqueles que dedicam a sua vida à construção do passado.

Dia 18 de setembro, dia em que será lançada a III série, vol. IV do Boletim de Trabalhos Históricos – 2015, é a vez da apresentação pública dos trabalhos preparados por Carlos Sousa (“O 20 de Guimarães na Primeira Grande Guerra – 1914-1918”), Elisabete Pinto (“Partiram… para onde o dever os chamou!”) e Paulo Cunha (“As duas pátrias. Os vimaranenses e a Primeira Guerra Mundial”).

Com a edição de 2015 do Boletim de Trabalhos Históricos, o Município de Guimarães pretende dar mais um contributo para o conhecimento de documentos que relatam a história e a cultura vimaranense e facilitar o acesso da informação aos investigadores, estabelecendo permutas com bibliotecas e centros de investigação, a fim de facilitar o acesso da informação.

O Boletim de Trabalhos Históricos foi publicado pela primeira vez em 1933, por intermédio do seu primeiro diretor, Alfredo Pimenta. Órgão de divulgação cultural, este documento difunde os seus fundos documentais, além de dar a conhecer estudos de grande interesse local e regional de diversos autores.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Braga: Grupo de cidadãos quer 'acalmar' o trânsito com bicicletas

Próximo Artigo

Braga: Festival para Gente Sentada promete colocar o público em pé

Artigos Relacionados
x