Guimarães
Guimabus cede seis autocarros seminovos à Câmara de Coimbra
Durante o período de cinco meses, por 150 mil euros
Os Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) investiram cerca de 150 mil euros no aluguer de seis autocarros seminovos à Guimabus, única empresa que concorreu ao concurso público lançado.
O contrato, de 06 de março, refere que a Guimabus irá fornecer seis autocarros ‘standard’ aos SMTUC durante o período de cinco meses, por 150 mil euros.
Aquela empresa nortenha integra o grupo privado Vale do Ave Transportes e começou a atividade após vencer a concessão do serviço de transporte público coletivo de passageiros de Guimarães, em 2021.
Em resposta escrita enviada à agência Lusa, a Câmara de Coimbra esclareceu que os seis autocarros “são seminovos e ainda estão na garantia”.
Questionada sobre a possibilidade de renovação do aluguer, fonte oficial do município referiu que, “caso haja necessidade, deverá ser feito um novo procedimento”.
“Aguarda-se a chegada de novos autocarros, adquiridos pelos SMTUC, durante o presente ano, pelo que se entendeu que este período temporal seria o adequado, podendo haver, contudo, a necessidade de ser efetuada uma nova contratação”, acrescentou a Câmara de Coimbra.
Em declarações à Lusa, a câmara frisou que o recurso ao aluguer de autocarros é entendido como “uma medida de recurso”, esperando que, futuramente, “haja a possibilidade de recorrer a programas de financiamento para aquisição de novos autocarros”.
No início de fevereiro, a Câmara de Coimbra apresentou um “plano de salvação” para os SMTUC, que prevê a renovação da frota até 2030, num investimento total de 40 milhões de euros (ME).
Na altura, a vereadora da Câmara Municipal de Coimbra Ana Bastos, que é também a presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, informou que este plano, a concretizar até 2030, tem três cenários possíveis, no entanto, optaram por apresentar publicamente o “mais realista e exequível”.
“Esta proposta prevê a aquisição de 15 novos autocarros por ano e a diminuição da taxa de imobilização na ordem dos 5%”, num custo total de 40 ME, revelou.
Na apresentação do plano, a autarca admitiu que estava também previsto, no imediato, o aluguer de cinco a dez autocarros ‘standard’ com dois a três anos.
Em janeiro, a Câmara Municipal de Coimbra divulgou uma análise técnica onde indicou que os SMTUC têm mais de um quarto dos autocarros da sua frota com 20 ou mais anos de idade.
A média de idades atual da frota é de cerca de 16 anos.
-
BragaHá 2 dias
Carros, casas, garagens e lojas. Nada escapa à ação dos larápios em Braga
-
Alto MinhoHá 1 dia
‘Pick up’ com cinco pessoas capota na Serra d’Arga. Há um morto de 19 anos
-
BragaHá 13 horas
Quarto a arrendar por 500 euros em Braga ‘incendeia’ redes sociais
-
RegiãoHá 23 horas
Depressão Mathis. Vem aí chuva e ondas até 5 metros