Gil Vicente vence Vizela e já sonha com a Europa

I Liga

O Gil Vicente consolidou hoje o quinto lugar na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar o Vizela por 1-0, graças a um penálti convertido por Fran Navarro e à proteção rigorosa da baliza, em partida da 22.ª jornada.

O golo solitário do encontro surgiu aos 27 minutos, com o avançado espanhol a bater o ‘castigo máximo’ para o lado contrário do guarda-redes Pedro Silva e a apontar o seu 12.º golo no campeonato.

Apesar da ‘entrega’ vizelense na busca do empate, os gilistas mostraram-se compactos nos momentos em que tiveram de recuar para a sua área e precisos nas fases de gerir a vantagem com a bola no pé, tendo segurado um resultado que lhes permitiu cumprir o sétimo jogo sem derrotas e ascender aos 37 pontos, mais sete do que o sexto classificado, Vitória de Guimarães, e sétimo, Estoril Praia.

Derrotados ao fim de cinco jogos sem perder, os vizelenses foram melhores no primeiro quarto de hora, face à maior velocidade com que soltavam a bola e se estendiam no terreno, tendo criado vários ataques promissores que não se traduziram em oportunidades claras de golo.

A equipa de Barcelos retificou a sua organização em campo por volta do minuto 15 e, aos poucos, ‘acalmou’ o ‘ímpeto’ vizelense, antes de concretizar a primeira ocasião flagrante de que dispôs: Fran Navarro bateu o guarda-redes Pedro Silva da marca de penálti, após falta de Alex Méndez sobre Henrique Gomes no interior da área.

Em desvantagem, a equipa de Álvaro Pacheco partiu em busca da igualdade num ‘espetáculo’ que se manteve intenso e esteve perto do golo por Aidara, num remate por cima, aos 34 minutos, e por Cassiano, num remate que foi travado por Henrique Gomes, quase em cima da linha de baliza, aos 35, e num outro, ao lado, aos 44.

O conjunto vestido de azul ‘empurrou’ o Gil Vicente para as imediações da sua área no começo da segunda metade, mas as várias triangulações nas alas foram intercetadas pelos atletas barcelenses e os sucessivos cruzamentos ‘esbarravam’ na superioridade aérea dos centrais opositores, à exceção de um remate ao lado de Schettine, ao minuto 60.

Os ‘galos’ libertaram-se da pressão do Vizela a partir do minuto 70, circulando a bola no meio-campo adversário perante a incapacidade dos anfitriões para recuperarem o esférico, antes de se reunirem de novo na sua área nos minutos finais.

No tempo de compensação, o 11.º classificado do campeonato teve energia para um ‘último fôlego’ ofensivo, traduzido em duas oportunidades de Kiki Afonso para o empate: o primeiro remate do lateral esquerdo passou ao lado do poste direito e o segundo foi travado por Andrew.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio do Futebol Clube de Vizela.

Vizela – Gil Vicente, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Fran Navarro, 27 minutos (grande penalidade).

Equipas:

– Vizela: Pedro Silva, Koffi Kouao (Andrés Sarmiento, 74), Aidara (Kiki, 85), Anderson, Ofori, Claudemir, Alex Méndez (Osama Rashid, 61), Samu, Kiko Bondoso, Schettine (Kévin Zohi, 85) e Cassiano (Nuno Moreira, 61).

(Suplentes: Charles, Bruno Wilson, Kiki, Osama Rashid, Marcos Paulo, Friday Etim, Andrés Sarmiento, Nuno Moreira e Kévin Zohi).

Treinador: Álvaro Pacheco.

– Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos (Hackman, 90+4), Lucas, Rúben Fernandes, Henrique Gomes, Vítor Carvalho, Pedrinho, Fujimoto (Matheus Bueno, 81), Antoine Léautey (Bilel, 81), Samuel Lino e Fran Navarro (Elder Santana, 89).

(Suplentes: Brian, Hackman, Diogo, Aburjania, Bilel, Boubacar, Matheus Bueno, Calero e Elder Santana).

Treinador: Ricardo Soares.

Árbitro: Nuno Almeida (Associação de Futebol do Algarve).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Cassiano (20), Fran Navarro (32), Osama Rashid (72), Samuel Lino (78), Bilel (90), Ofori (90+5) e Elder Santana (90+6).

Assistência: 2.020 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Jerónimo de Sousa acusa PS de ter forçado rutura para "satisfazer" grande capital

Próximo Artigo

Quaresma leva amarelo por forçar adversário a sair do campo (ao colo)

Artigos Relacionados
x