Gangue juvenil ameaçou estudantes ingleses e levou PSP ‘em peso’ ao centro de Braga

Ameaças com arma branca
Foto: Paulo Seabrete

A PSP pôs cobro a ameaças com uma arma branca, no centro da cidade de Braga, protagonizadas ao final da tarde deste sábado, por um gangue juvenil com parte dos membros de menor idade, isto é, menos de 16 anos, que têm provocado desacatos.

O caso poderia ter atingido proporções muito graves, caso a PSP de Braga não tivesse atuado rapidamente e bem, pois um dos jovens já estava com uma navalha em riste, ameaçando um professor, que por sua vez tentava proteger um grupo de estudantes.

A Polícia de Segurança Pública teve de ativar todos os seus meios operacionais disponíveis na cidade de Braga, porque o grupo era constituído por cerca de 30 jovens, grande parte dos quais de menor idade, que atacaram um grupo de estudantes ingleses.

Em pouco tempo, a situação ficou descontrolada, com perseguições de elementos do gangue juvenil bracarense aos estudantes britânicos, nas zonas pedonais da Avenida Central, em especial na zona envolvente entre a McDonalds e a Farmácia Martins. 

Vídeo: Paulo Seabrete

Só com a chegada de agentes nos primeiros carros-patrulha da PSP, logo reforçados pelas tripulações de outros carros-patrulha e a carrinha da Esquadra de Intervenção Rápida, é que a situação ficou, entretanto, normalizada, mas o que não foi nada fácil.

Vídeo: Paulo Seabrete

Ao aperceberem-se da chegada da PSP, os jovens desordeiros dispersaram-se, fugindo em várias direções, parte dos quais em sentido descendente, pela Avenida da Liberdade, alguns refugiando-se também nas Galerias do Bingo, frente ao Theatro Circo.

Nesta zona pedonal da Avenida da Liberdade, pelo menos dois jovens, já com mais de 16 anos, foram intercetados por agentes da PSP e conduzidos logo numa carrinha da Esquadra de Intervenção Rápida para a 1ª Esquadra do Comando Distrital da PSP.

Casos frequentes de violência gratuita 

Segundo O MINHO apurou na Avenida Central, nas últimas semanas, especialmente aos sábados e aos domingos, jovens que sabendo não ter a idade mínima de 16 anos para serem detidos, dedicam-se a provocar, a agredir e a insultar quem por aí passa.

Os relatos são de casos frequentes de violência gratuita, em que o gangue juvenil, sem qualquer motivo, parte rapidamente dos insultos para as agressões, sendo habitual a exibição de armas brancas, com as quais até ameaçam quem lhes tenta fazer frente.

As situações têm levado a que também comerciantes e lojistas sejam ameaçados, causando clima de insegurança permanente, o que só com uma presença e em grande número da PSP, como aconteceu na tarde deste sábado, seja reposta a tranquilidade.

 O Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública não emitiu ainda qualquer comunicado acerca da situação que se viveu a partir das 18 horas no centro de Braga, admitindo-se que na próxima segunda-feira revele informações sobre o caso.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados