O desafio está lançado pela Escola Superior Agrária do IPVC para mais uma edição do Concurso Gastronómico. O evento, que vai já na 23ª edição, desafia os participantes a criar iguarias alusivas ao tema “Galo de Barcelos” para serem degustadas hoje, às 20:00, no Mosteiro de Refóios.
A edição deste ano fica marcada a inauguração de dois novos laboratórios, num investimento a rondar os 300 mil euros.
A adega experimental é um espaço que vai permitir desenvolver investigação na área dos vinhos, espumantes, cerveja, cidra e outras bebidas fermentadas, nomeadamente Kombucha.
Já a ‘Tecnologias Pós-Colheita’ é um laboratório equipado com câmaras de atmosfera controlada dinâmica e um túnel de congelação, que permite desenvolver investigação na área da fruticultura, sobre técnicas de conservação de frutos, permitindo aumentar o tempo de vida útil destes alimentos.
A noite será igualmente aproveitada para alertar para as questões ambientais com a iniciativa ‘Comunicar Ambiente através da Arte’ que se enquadra no âmbito do projeto CAFE – Consciência Ambiental para o Fim da Embalagens, que resultou do concurso – Novo verde – Packaging Universities Award – no qual a ESA foi distinguida com o 1.º prémio (Região Norte).
Assim a noite será abrilhantada com um desfile que contará com a participação de 20 modelos (alunas e professoras da Escola Superior Agrária), que irão vestir peças confecionadas pela artista plástica Maria Luísa Manso, com resíduos de embalagens e outros. Em simultâneo com o desfile, está prevista uma performance artística com a participação da artista Ana Maria Pintor.
Para além do concurso, que culminará com o jantar, haverá espaço para atuações musicais e muita diversão para além da respetiva entrega de prémios.