O internacional checo Jakub Jankto, emprestado pelo Getafe ao Sparta de Praga, assumiu hoje a homossexualidade, pretendendo viver a vida “sem medos, preconceito e violência, mas com amor”, tornando-se num dos mais reputados futebolistas a fazer este anúncio.
O jogador checo junta-se a nomes como o do australiano Joshua Cavalo ou o inglês Jake Daniels a assumir a homossexualidade no seio do futebol profissional de alto nível.
https://twitter.com/jakubjanktojr/status/1625117590182928384
“Não me quero esconder mais”, declarou o jogador, num vídeo publicado nas principais redes sociais, na qual detalha a vontade de fazer a sua vida “como toda a gente”, com “liberdade” e sem medos.
Tanto o Sparta de Praga, que atualmente representa, como o clube que o emprestou, o Getafe, publicaram manifestações de apoio ao médio, que se torna uma das principais figuras de um assunto quase ‘tabu’ no seio do futebol no masculino.
Nuestro máximo respeto y apoyo incondicional a nuestro futbolista Jakub Jankto 💙 https://t.co/7D05Mhnhko
— Getafe C.F. (@GetafeCF) February 13, 2023
Jakub Jankto před časem otevřeně promluvil o své sexuální orientaci s vedením klubu, trenérem i spoluhráči.
Vše ostatní se týká jeho osobního života.
Žádné další komentáře. Žádné další otázky.
Máš naši podporu.
Žij svůj život, Jakube.
Nothing else matters.#acsparta https://t.co/VCu1yOndhu
— AC Sparta Praha (@ACSparta_CZ) February 13, 2023
Depois de Jake Daniels, no Blackpool, do segundo escalão, se ter tornado no ano passado o primeiro profissional no ativo a jogar no Reino Unido e tendo assumido a homossexualidade, o australiano Josh Cavalo fez o mesmo, pelo Adelaide United, tornando-se o único em ligas de topo, a que se junta agora Jankto.
Além dos clubes, também a Liga inglesa respondeu ao anúncio do médio, com uma declaração de que “o futebol é para todos”, enquanto a autarca de Getafe, Sara Hernández, enviou uma mensagem de apoio.
“De Getafe dos adeptos ‘azulones’, sentimo-nos muito orgulhosos deste passo importante na tua vida. Sem dúvida que serás um exemplo para muitos meninos e meninas, que amam a modalidade e agora, graças a ti, também não terão de esconder-se”, declarou a autarca, na rede Social Twitter.
Aos 27 anos, a carreira de Jankto já passou por 45 internacionalizações (quatro golos) pela República Checa, tendo participado no Euro2020, e por clubes em Itália, como Udinese e Sampdoria, depois de formar no grande rival do Sparta, o Slavia de Praga.
Esta época soma 10 encontros pela formação da capital, na qual joga cedido pelo Getafe.
A República Checa é considerada umas das nações de Leste com leis mais progressivas quanto a direitos LGBTQIA+, embora o casamento entre pessoas do mesmo sexo não seja ainda legal, estando legalizado apenas o registo de relações entre duas pessoas, depois de a lei ‘cair’ no Parlamento em 2021.