Funcionários da Câmara de Viana entregam abaixo-assinado a exigir remoção de amianto

Funcionários da câmara de viana entregam abaixo-assinado a exigir remoção de amianto

Um abaixo-assinado, subscrito por cerca de uma centena de funcionários da Câmara de Viana do Castelo, foi entregue por um dirigente sindical ao executivo a exigir a remoção de amianto nos pavilhões municipais da Praia Norte.

O documento foi entregue por João Correia, dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) e trabalhador daquela autarquia, a todos os membros do executivo municipal, no período aberto ao público da reunião camarária.

“Considerando as diretivas europeias atualmente em vigor e tendo em atenção que já nos cadernos reivindicativos apresentados em anos anteriores pelo STAL se reivindicava a remoção /substituição das coberturas dos pavilhões municipais da Praia Norte e até hoje nada foi feito, com exceção do pavilhão dos serviços municipalizados, os trabalhadores abaixo-assinados exigem a remoção e substituição daquelas coberturas”, lê-se no documento.

No final da sessão camarária, em declarações aos jornalistas, João Correia explicou tratar-se do “segundo abaixo-assinado entregue ao executivo municipal onde consta uma cópia da ata da deliberação tomada de junho de 2016 para a contratação de um empréstimo de mais de 3,3 milhões de euros dos quais 200 mil euros se destinavam a substituir as coberturas de fibrocimento nos pavilhões municipais”.

O dirigente sindical e funcionário municipal adiantou que aquela intervenção é reclamada “há vários anos” e que “por várias vezes o STAL transmitiu ao executivo a preocupação dos funcionários que trabalham naqueles pavilhões, com mais de 20 anos de existência“.

“Esperamos que esta obra seja cumprida no mais curto prazo de tempo e que o senhor presidente cumpra os compromissos que assumiu, várias vezes, com os dirigentes sindicais. Dizia que era para o ano e já vamos entrar em 2018 e não vejo maneira disso se concretizar”, referiu.

Questionado pelos jornalistas, o presidente da Câmara, José Maria Costa, afirmou que aquela intervenção “será lançada este ano”, adiantando que o executivo “optou por priorizar a remoção do amianto existente em todos os jardins-de-infância e escolas do concelho”.

Em agosto de 2015 a autarquia da capital do Alto Minho anunciou a remoção de mais de oito mil metros quadrados de fibrocimento das coberturas de 13 escolas do primeiro ciclo e pré-escolar, num investimento de cerca de meio milhão de euros.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Três cafés históricos do minho em selos dos ctt

Três cafés históricos do Minho em selos dos CTT

Próximo Artigo
Lançado concurso para requalificar mais duas ruas do centro histórico de viana

Lançado concurso para requalificar mais duas ruas do centro histórico de Viana

Artigos Relacionados