Fotógrafo de Braga capta bando de dezenas de abutres em Trás-os-Montes

Foto: Ângelo Almeida

Ângelo Almeida, fotógrafo amador da região de Braga, está esta semana em destaque no portal SAPO por ter fotografado um bando de grifos (Gyps fulvus) em Carrazeda de Ansiães, Trás-os-Montes.

O fotógrafo de natureza conta que foi informado de um local naquela localidade onde grifos foram avistados a devorar uma carcaça, pelo que poderiam regressar nos dias seguintes, como efetivamente aconteceu.

Cerca das 10:00 horas, lembra, avistou cerca de quatro grifos a planar em círculos, ainda a uma distância considerável em termos de altitude, e foi preciso esperar uma hora para que a primeira ave começasse a descer, pelo que, diz, se lhe seguiram umas 30.

A fotografia divulgada mostra um momento em que dois dos grifos fazem a aproximação à carcaça.

Ângelo Almeida dedica-se a este tipo de fotografia pelo menos há seis anos e costuma sair para o terreno para fotografar pelo menos uma vez por semana.

Em entrevista a O MINHO realizada em 2022, José Pereira, biólogo da Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, adiantou que “tem sido cada vez mais frequente avistar grifos” no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Para quem não sabe, um grifo é uma das três espécies de abutres que ocorrem no nosso país, com  envergadura de asa que chega aos 2,5 metros.

Estas observações acabam por ser boas notícias para os protetores da biodiversidade. Depois de um período ‘negro’ para as aves necrófagas no nosso país, sobretudo devido à proliferação da utilização de venenos como combate a animais indesejáveis entre os anos 50 a 90, como é o caso do lobo, estas aves parecem estar de regresso nos últimos anos e, embora sem factos que o provem, já nidificam e por cá vivem em permanência.

De acordo com o biólogo, “a doença das vacas loucas também teve grande impacto nas populações destas aves em Portugal e na Europa, já que, dependendo dessa fonte alimentar, viram reduzir drasticamente a disponibilidade de alimento pois todos os animais de origem pecuária passaram a ser incinerados”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x