Seguir o O MINHO

Região

Filme sobre o Gerês distinguido internacionalmente

em

Foto: Divulgação

O filme Uma Aventura na Serra – Peneda Gerês Trail Adventure foi distinguido com o 1º lugar na categoria DOC Section – Sports & Recreation na Gala de Prémios do Festival Internacional de Cinema de Turismo, na passada sexta-feira, dia 3 de novembro, em Vila Nova de Gaia.

Este ano, o Festival ART&TUR contou com a participação de um número muito significativo de excelentes filmes de turismo nas suas duas secções competitivas ‘Tourfilm’ e ‘Doc’, perfazendo no total 311 inscrições oriundas de 41 países.

Todos os filmes foram avaliados por um júri composto por profissionais e estudiosos de Cinema, Marketing e Turismo, que após avaliação determinaram os vencedores.

O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo é um evento ímpar no panorama nacional e internacional, organizado pela APTUR – Associação Portuguesa de Turismologia e contou com o apoio oficial da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, além da presença do Município de Terras de Bouro.

Enquanto membro do CIFFT, o Festival ART&TUR integra uma rede de 16 festivais internacionais que se realizam ao longo do ano em treze países da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Este prémio é mais um galardão internacional de distinção turística que vem fortalecer o posicionamento do Gerês enquanto produto turístico de referência a nível internacional.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Braga

INL junta em Braga parceiros de Portugal e Espanha para levar a biotecnologia às empresas

Encontro irá apresentar para estabelecer sinergias entre o setor da biotecnologia com outros setores

em

Foto: DR

Os seis parceiros portugueses e espanhóis do projeto CT-BIO – o projeto que pretende criar um cluster transfronteiriço de biotecnologia no Norte de Portugal e na Galiza – estão, hoje, no INL para mostrar às empresas como a biotecnologia pode ser uma ferramenta crucial no desenvolvimento dos seus negócios.

O evento “Pequeno-Almoço de Trabalho BIO” terá lugar no INL, pelas 10:00 e contará com a presença de especialistas do INL; da Universidade do Minho; da Associação Portuguesa de BioIndústrias; do Cluster Tecnológico Empresarial de las Ciencias de la Vida (BIOGA); do Consórcio da Zona Franca de Vigo e da Universidade de Santiago de Compostela.

Este encontro está aberto a todas as empresas e agentes interessados no tema da biotecnologia e servirá para dar a conhecer aos participantes o plano diretor da criação do cluster transfronteiriço de biotecnologia entre a Galiza e o Norte de Portugal.

No mesmo evento será também apresentado o plano de hibridação do projeto CT-BIO. Este plano consiste no estabelecimento de sinergias entre o setor da biotecnologia com outros setores, nomeadamente, o da Saúde, o Agroalimentar e Pescas e o Ambiental.

Neste sentido, serão apresentados alguns case studies de empresas destes setores que já incorporaram a biotecnologia nos seus negócios.

Continuar a ler

Famalicão

Centro Qualifica de Famalicão reconhecido como um dos melhores do país

180 pessoas qualificadas no ano passado

em

Foto: CM Famalicão

O Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão “é um dos que apresenta melhor execução em todo o país”. Quem o diz é a presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), Filipa Jesus, que elogiou os números “muito superiores à média nacional” do centro de formação e qualificação da autarquia famalicense.

Em 2018, o Centro Qualifica de Famalicão superou largamente o objetivo de atingir os 900 inscritos, registando a inscrição de 1175 pessoas. No ano passado foram encaminhadas para ofertas formativas 760 pessoas e para processos de RVCC 383 pessoas. No total foram certificadas 180 pessoas, alcançando uma taxa de execução de cerca de 93%.

Filipa Jesus fala em “provas dadas” e aponta como chave do sucesso “o modelo de organização e funcionamento deste Centro Qualifica, baseado no trabalho em rede”.

“Não se trata apenas de um envolvimento vertido na celebração de protocolos. Trata-se de um real compromisso assumido pelas entidades, expresso em parcerias de sucesso que efetivamente se traduzem na implementação das medidas e ações previstas e que se refletem nos resultados alcançados”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, não escondeu a sua satisfação pelos números apresentados, deixando uma palavra de agradecimento e felicitação a todos quantos se envolverem neste processo.

“A melhoria da qualidade de vida de uma comunidade consegue-se através da valorização dos seus recursos humanos e é fundamental que cada um de nós assuma a Educação como uma prioridade. Se assim não fosse, não teríamos estes diplomados”, disse.

O edil adiantou ainda que para 2019 estão disponíveis cerca de 80 mil horas de formação gratuita através do Centro Qualifica de Famalicão, que poderão atingir cerca de 25 mil pessoas, e deixou o desafio aos famalicenses para que “não deixem escapar esta oportunidade de aumentarem as suas qualificações”.

Recorde-se que o Centro Qualifica tem a missão de aumentar a qualificação de adultos com vista a melhorar os seus níveis de educação e formação, contribuindo para o aumento dos níveis de qualificação da população e da empregabilidade dos indivíduos.

O Centro Qualifica de Famalicão é coordenado pela Câmara Municipal em estreita colaboração com as escolas da Rede Local de Educação e Formação. Conta atualmente com sete polos no concelho: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Escola Profissional CIOR, Didáxis Cooperativa de Ensino de Vale São Cosme e Riba de Ave e Escola Profissional FORAVE.

Continuar a ler

Ave

Primeiro processo de adoção de animais registado em Vizela

Animais serão acompanhados pelos serviços veterinários do Município

em

Foto: CM Vizela

Os serviços veterinários municipais da Câmara Municipal de Vizela registaram o seu primeiro processo de adoção de animais, devidamente regulado de acordo com as leis nacionais.

A “Lassie” foi adotada no abrigo temporário de que a Câmara dispõe, até à construção das futuras instalações do Centro Oficial de Recolha de Vizela, e voltará aos serviços municipais para ser esterilizada, gratuitamente, quando tiver idade para o procedimento.

Ao seu novo dono foi entregue a documentação sanitária e uma “ficha de adoção”, onde constam todos os procedimentos sanitários obrigatórios a que a “Lassie” foi sujeita (identificação eletrónica e vacinação antirrábica) e algumas informações legais decorrentes da legislação de detenção de animais.

A adoção foi totalmente gratuita e assim serão todas as adoções realizadas pelos serviços veterinários municipais, que assumem o encargo com as medidas sanitárias obrigatórias.

A adoção gratuita, mas regulada, é apenas uma das medidas constantes de um plano integrado de ações, “Projeto Vizela Animal”, que este Executivo pretende desenvolver a curto e médio prazo, para estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes, e que será, em breve, apresentado.

Continuar a ler

Populares