Seguir o O MINHO

Região

Filme sobre o Gerês distinguido internacionalmente

em

Foto: Divulgação

O filme Uma Aventura na Serra – Peneda Gerês Trail Adventure foi distinguido com o 1º lugar na categoria DOC Section – Sports & Recreation na Gala de Prémios do Festival Internacional de Cinema de Turismo, na passada sexta-feira, dia 3 de novembro, em Vila Nova de Gaia.


Este ano, o Festival ART&TUR contou com a participação de um número muito significativo de excelentes filmes de turismo nas suas duas secções competitivas ‘Tourfilm’ e ‘Doc’, perfazendo no total 311 inscrições oriundas de 41 países.

Todos os filmes foram avaliados por um júri composto por profissionais e estudiosos de Cinema, Marketing e Turismo, que após avaliação determinaram os vencedores.

O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo é um evento ímpar no panorama nacional e internacional, organizado pela APTUR – Associação Portuguesa de Turismologia e contou com o apoio oficial da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, além da presença do Município de Terras de Bouro.

Enquanto membro do CIFFT, o Festival ART&TUR integra uma rede de 16 festivais internacionais que se realizam ao longo do ano em treze países da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Este prémio é mais um galardão internacional de distinção turística que vem fortalecer o posicionamento do Gerês enquanto produto turístico de referência a nível internacional.

Anúncio

Ave

PSD já tem candidato à Câmara de Celorico de Basto para 2021

Autárquicas

em

Foto: Facebook

O PSD anunciou hoje que o candidato por aquela força política à Câmara de Celorico de Basto, nas eleições autárquicas de 2021, será Peixoto Lima, técnico superior no Município.

Em comunicado enviado à Lusa, a concelhia social-democrata refere que aquele nome foi aprovado por unanimidade.

Para a estrutura local do PSD, “Peixoto Lima possui as capacidades, as competências e as virtudes necessárias para encabeçar a candidatura do PSD à câmara municipal, num contexto de grande exigência e responsabilidade”.

O anúncio da candidatura acontece tendo em conta que o atual presidente da daquela autarquia do distrito de Braga, Joaquim Mota e Silva, está impedido de se recandidatar devido à limitação de mandatos.

No comunicado destaca-se, ainda, “a carreira dedicada à causa pública, a reconhecida capacidade técnica e a sensibilidade política” do anunciado candidato, considerado “um nome consensual dentro do partido”.

“O cabeça-de-lista terá total confiança, disponibilidade e apoio da comissão política, para efetivar a renovação, num novo ciclo político, construindo uma nova equipa, à altura das necessidades e anseios da população e capaz de responder aos enormes desafios do futuro”, acrescenta a concelhia.

Citado no comunicado, José Peixoto Lima diz aceitar o desafio “com sentido de missão, assumindo esta enorme responsabilidade com grande coragem e determinação”.

“Não nos acomodamos ao trabalho já realizado. O tempo que vivemos e o novo ciclo político e económico que se aproxima exigem mudanças. A partir deste momento, irei preparar um programa ambicioso para o nosso concelho, em diálogo com todos os celoricenses, com ideias e projetos para continuar a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, concluiu.

Continuar a ler

Aqui Perto

Freguesia de Montalegre cancela missas e feiras após seis casos de covid-19

Pandemia

em

Foto: DR

Missas, feiras e serviços públicos foram suspensos em Salto, concelho de Montalegre, e há uma turma da escola em isolamento, medidas tomadas depois de confirmados seis casos de Covid-19, segundo fontes da autarquia e dos bombeiros.
Quatro funcionárias do Lar Nossa Senhora do Pranto, em Salto, testaram positivo à Covid-19, bem como dois familiares (marido e filha) de uma delas, elevando para seis os casos confirmados naquela.

Ontem realizou-se um rastreio no lar, que é propriedade da Associação Borda D’Agua, aos 30 utentes, funcionários, elementos dos órgãos sociais e familiares directos, num total de 57 testes.

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, disse à agência Lusa que foram, entretanto, tomadas medidas de prevenção que “impeçam a disseminação descontrolada do vírus” e que passam pelo cancelamento por tempo indeterminado da feira de Salto que se realiza aos domingos, bem como de todas as actividades litúrgicas, como missas e ensaios do coro nesta freguesia.

Os serviços do polo do Ecomuseu de Salto também foram suspensos por tempo indeterminado, bem como a brigada da Câmara do Baixo Barroso, cujos elementos vão permanecer em isolamento ou vigilância, as vigílias e funerais ficam limitados a dez pessoas, restaurantes, bares e cafés da freguesia encerram às 23 horas

Na escola, após registo do caso positivo, todos os colegas de uma turma do 8.º ano foram ontem testados e estão em isolamento. Segundo a câmara, “o funcionamento das escolas está sob jurisdição da autoridade de aaúde que tutela e tem a situação sob controlo, cumprindo ao município dar o necessário apoio”.

Foi também cancelado o jogo de futebol Vilar de Perdizes – Salto.

As medidas foram tomadas ao abrigo do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil e depois de ouvida a Comissão Municipal de Proteção Civil.

“Cabe-me apelar à população de Salto e de todo o Barroso que tenha calma, nada de se entrar em pânico e que cada um procure cumprir com as normas emitidas pela DGS. Se todos assim fizermos estaremos em condições de ultrapassar esta contrariedade”, afirmou Orlando Alves.

A atuação está a ser feita em conjunto e envolve a autoridade de saúde, câmara, bombeiros, junta de freguesia, escolas e direcção do lar. “Estamos todos envolvidos para estancar o mais rápido possível esta situação e de forma a evitar a disseminação”, salientou.

O comandante dos bombeiros de Salto, Hernâni Carvalho, disse à Lusa que 36 operacionais vão ser testados na segunda-feira, numa iniciativa que partiu do comando e vai ser paga pela associação humanitária.

O responsável frisou que se trata de uma medida apenas de prevenção e que vão ser testados os voluntários que prestaram serviços nos últimos 15 dias.

Depois de conhecidos os resultados dos testes realizados ontem poderão ser tomadas mais medidas, estando a ser preparado um local alternativo para acolher os utentes do lar se se verificarem casos positivos.

Continuar a ler

Braga

Homem ferido em colisão com camião em Vila Verde

Acidente

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um homem de 40 anos sofreu ferimentos nesta madrugada após estar envolvido numa colisão em Vila Verde.

A vítima, que conduzia uma viatura de marca Audi, terá colidido contra um camião no troço da Estrada Nacional 201 que atravessa a freguesia de Lage.

Apesar do aparato, o homem, residente em Lago, Amares, acabou por conseguir sair pelos próprios meios da viatura, não existindo necessidade de desencarceramento por parte dos serviços de emergência.

Já o camião ficou a derramar combustível na via, levando a que fosse acionada uma corporação de bombeiros para efetuar limpeza de via.

No local estiveram os Bombeiros de Vila Verde com uma ambulância e um VTTU, efetuando o transporte da vítima para o Hospital de Braga.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares