Seguir o O MINHO

Ave

Filha de 18 anos ataca mãe à facada em Famalicão

Em Vermoim

em

Foto: DR / Arquivo

Uma mulher na casa dos 40 anos foi esfaqueada pela própria filha ao final da manhã desta terça-feira, em Vermoim, Famalicão.

Ao que O MINHO apurou, a vítima terá sido esfaqueada pelas costas por volta das 11:50, em contornos que ainda se desconhecem.

A agressora, de 18 anos, já teria tido conflitos anteriores com a progenitora, sendo estes frequentes na habitação de ambas, na Avenida da Ponte Nova.

Fonte dos Bombeiros Famalicenses, que mobilizou uma ambulância para o local, disse a O MINHO que os ferimentos não foram profundos, tendo a mesma sido considerada como “ferido ligeiro”.

Foi transportada para o Hospital de Famalicão por aquela corporação. A GNR registou a ocorrência.

Anúncio

Famalicão

Área Metropolitana do Porto aprova entendimento entre Santo Tirso e Trofa com Famalicão

Associação de municípios MobiAve

em

Foto: DR / Arquivo

A Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovou, esta sexta-feira, por unanimidade o memorando de entendimento sobre as linhas intermunicipais que atravessam concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa e que vai permitir que estes municípios se constituam como associação.

O momento da aprovação deste documento levou o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, a abandonar a reunião do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) de 25 de outubro, depois de uma troca de acusações com o presidente daquele órgão, Eduardo Vítor Rodrigues.

Na reunião de hoje, o presidente do CmP, que convidou como observador o presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, município que não integra a AMP, reiterou que este era um processo complexo que levou o seu tempo e que obrigou a uma abordagem jurídica.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, salientou que a assinatura deste memorando não implica a assunção de compromissos financeiros para os restantes municípios, além da Trofa, destacando a importância da constituição de uma nova autoridade de transportes para a gestão dos interesses comuns dos três municípios.

Já o presidente da Câmara da Trofa, Sérgio Humberto, frisou o caráter “único” do processo desencadeado por estes três municípios, que aguardavam apenas o parecer da AMP para “lançar o concurso” de transportes para aquele território.

Na reunião de 25 de outubro, o autarca envolveu-se numa troca de palavras com Eduardo Vítor Rodrigues.

À data, os municípios da Trofa e Santo Tirso pretendiam que reunião seguinte da CmP, marcada para 06 de dezembro, fosse alterada para data anterior, para permitir que o memorando de entendimento sobre as linhas intermunicipais que atravessam os dois concelhos e ainda o município de Famalicão, fosse incluído na ordem de trabalhos da assembleia municipal de 02 de dezembro.

Os três municípios pretendem constituir-se como Associação de Municípios, a MobiAve, cuja criação está dependente de um entendimento com a AMP que, como autoridade de transporte, gere a rede.

A constituição da associação já teve luz verde da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), que, em matéria de autoridade de transportes gere o concelho de Famalicão, faltando uma decisão da AMP, relativamente aos municípios de Santo Tirso e Trofa.

Na reunião de hoje, o autarca de Famalicão, Paulo Cunha, agradeceu o voto de confiança da AMP e sublinhou que o projeto em causa vai representar uma melhoria das condições de acessibilidades para os habitantes não só daqueles três municípios, como também dos que diariamente se descolam para aquele território por motivos profissionais.

Na reunião, o presidente da Câmara da Trofa anunciou ainda que o Tribunal de Contas já deu luz verde ao projeto da construção dos paços do concelho.

Continuar a ler

Guimarães

Mulher ferida após cair numa mina, em Guimarães

Em Moreira de Cónegos

em

Foto: BV Vizela (Arquivo)

Uma mulher, de 67 anos, ficou com ferimentos na sequência de uma queda, numa mina de água, em terreno florestal, ao final da tarde desta sexta-feira, disse a O MINHO fonte dos bombeiros. Desconhece-se o tamanho da queda mas o poço “não tinha muita profundidade”, disse a mesma fonte.

O alerta foi dado às 17:50 para uma situação de trauma em terreno na Rua Dona Laurinda Ferreira Magalhães, em Moreira de Cónegos, concelho de Guimarães. Para o local foram oito operacionais dos Bombeiros de Vizela com uma ambulância e uma viatura de desencarceramento, para resgate da vítima.

Foi transportada para o Hospital de Guimarães com ferimentos considerados “ligeiros”. Desconhece-se as circunstâncias da queda.

Continuar a ler

Ave

Carro da GNR despista-se em Vieira do Minho

Não há feridos

em

Foto: Vieiradominhotv

Uma viatura da Guarda Nacional Republicana (GNR), afeta ao posto territorial de Vieira do Minho, entrou em despiste, ao início da tarde desta sexta-feira, na freguesia de Cantelães, em Vieira do Minho, disse a O MINHO fonte daquela guarda.

Desconhece-se os motivos do despiste, apenas que a viatura acabou por ficar retida por um poste de iluminação, evitando uma queda maior em terreno agrícola.

A mesma fonte disse que “não há feridos” resultantes deste acidente, apenas danos na viatura.

O sinistro ocorreu em via municipal, junto à igreja paroquial local, obrigando ao corte da estrada para remover o veículo.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares