Seguir o O MINHO

Barcelos

Emigrante de Barcelos mata mulher à facada no Luxemburgo

Violência doméstica

em

Foto: DR

Um emigrante português, natural da freguesia de Lama, Barcelos, está sob custódia policial no Luxemburgo desde o passado sábado depois de ter provocado lesões fatais na companheira, de nacionalidade brasileira, no Luxemburgo, com recurso a uma arma branca, sabe O MINHO.

De acordo com informações da polícia daquele país, os serviços de emergência foram chamados a um apartamento no centro de Esch sur Alzette, a 20 quilómetros da capital, onde residia o casal, encontrando Dione Streckert, de 52 anos, em estado “muito crítico”.

A mulher, natural de Santa Catarina, no Brasil, não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer já no hospital durante a madrugada de domingo, dia 11. Já o emigrante português foi ouvido pelas autoridades ainda no local do crime e acabou detido, tendo-lhe sido decretada a medida de prisão preventiva enquanto aguarda julgamento.

Familiares da vítima relataram à imprensa brasileira que o homem já se tinha envolvido em confrontos com a companheira, tendo inclusive sido detido durante dois dias na sequência de episódios de violência doméstica.

A mesma fonte aponta “ciúmes” como motivação do crime, uma vez que a mulher estaria de partida para o Brasil durante esta semana, algo que o português pretendia evitar.

O crime está a chocar a comunidade brasileira no Luxemburgo e foi criada uma página nas redes sociais em homenagem a vítima.

Familiares da vítima estão a caminho do Luxemburgo para cooperar com as autoridades judiciais, uma vez que a vítima tinha uma filha de 10 anos [de outro relacionamento] que se encontra agora entregue às autoridades daquele país.

Anúncio

Barcelos

Homem detido por almoçar sem pagar e furtar carteira num restaurante em Barcelos

Homem estrangeiro, em situação irregular em Portugal

em

A PSP deteve um homem de 43 anos que almoçou num restaurante em Barcelos e fugiu sem pagar a conta, e que terá ainda furtado a carteira a uma cliente, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que o suspeito consumiu alimentos no valor de 17,60 euros.

Foi perseguido e intercetado pela dona da carteira e pelo funcionário do restaurante, na rua General Humberto Delgado, em Arcozelo, que o entregaram sob detenção à PSP.

O homem é estrangeiro e encontra-se em situação irregular em Portugal.

Continuar a ler

Barcelos

Museu de Olaria já é membro da Academia Internacional de Cerâmica

Cerimónia de boas-vindas aos novos membros acontece no Congresso 2020 em Rovaniemi, na Finlândia

em

Foto: DR/Arquivo

O Museu de Olaria de Barcelos já é membro da Academia Internacional de Cerâmica, uma entidade associada da UNESCO que tem como objetivo estimular a fraternidade e a comunicação entre parceiros na área da cerâmica de todos os países, desenvolvendo formas de cooperação internacional destinadas a promover a cerâmica e encorajando e suportando os mais altos níveis de qualidade de produção, dentro das diferentes culturas cerâmicas.

A cerimónia de boas-vindas aos novos membros acontece no Congresso 2020 que irá realizar-se em Rovaniemi, na Finlândia, subordinado ao tema “On the edge”.

“A integração do Museu de Olaria nesta rede é o reconhecimento do trabalho que o museu tem vindo a fazer pela cerâmica em Portugal e nos países lusófonos, e vai permitir a valorização, dinamização e enriquecimento do património local e a interação entre os membros”, diz a Câmara de Barcelos, em comunicado.

“A Academia Internacional de Cerâmica está empenhada em realizar projetos de grande escala para promover a cultura cerâmica, bem como debater, trocar, refletir e compartilhar conhecimentos. A influência da sua rede internacional é expressa em escala global e local e presta especial atenção à integração e especificidades”, pode ler-se no texto.

A Academia Internacional de Cerâmica foi fundada em 1952 por Henry J. Reynaud e associada à UNESCO desde 1958. É composta atualmente por 650 membros e constitui um acesso privilegiado a uma comunidade internacional que promove a cerâmica contemporânea através de uma larga rede de artistas, de críticos, de escritores, de historiadores, de galeristas, de museus e de outras instituições relacionadas.

A Academia é, hoje, a única associação que atua internacionalmente, reunindo ceramistas, artistas, designers, escritores, colecionadores, galeristas, curadores, conservadores e um vasto painel de instituições de prestígio.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos reserva meio milhão de euros do orçamento para propostas dos cidadãos

Cidadania

em

Câmara de Barcelos. Foto: O MINHO (Arquivo)

A Câmara de Barcelos reservou meio milhão de euros para o Orçamento Participativo de 2019, tendo os interessados até final de novembro para apresentarem as suas propostas, foi hoje anunciado.

Cada um dos projetos a financiar não pode estar orçamentado em mais de 50 mil euros.

Podem apresentar propostas apresentadas por maiores de 16 anos que residam, trabalham ou estudem no concelho de Barcelos.

As propostas devem ser alusivas a uma das seguintes temáticas: democracia e cidadania; solidariedade e coesão social; ecologia, ambiente e energia; cultura e arte urbana: educação e juventude; património material e imaterial; desporto, saúde e bem-estar, mobilidade; qualidade de vida; inovação e empreendedorismo

As propostas mais votadas serão financiadas pelo Orçamento Participativo, decorrendo a votação entre 07 e 21 de janeiro de 2020.

Em fevereiro, serão anunciados os projetos vencedores.

O objetivo do Orçamento Participativo é dar mais voz aos cidadãos, para que estes possam participar mais ativamente nas políticas públicas para o concelho.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares