Festival de órgão junta fado e cante alentejano em Braga

De 10 a 19 de maio
Festival de órgão junta fado e cante alentejano em braga
Foto: Divulgação / CM Braga

O VI Festival de Órgão de Braga, que vai decorrer de 10 a 19 de maio, terá concertos com fado e cante alentejano, duas formas tradicionais da música portuguesa consagradas como Património Imaterial da Humanidade, foi hoje anunciado.

No dia 15, na Basílica dos Congregados, a proposta é Órgão, Guitarra & Fado, com Paulo Bernardino, Marco Quaresma e Ana Ferreira.

No dia 18, a Igreja de Santa Cruz recebe Órgão & Cante alentejano, por Thiery Mecheler e Cantadores da Aldeia Nova de São Bento.

“São duas formas inéditas de ouvir órgão”, refere o município, em comunicado.

“O Órgão e a Voz” é o mote da sexta edição do festival, composto por “sete concertos únicos, com peças inigualáveis, aos quais se juntam visitas, ‘workshops’, entre outros eventos, com alguns dos melhores intérpretes nacionais e estrangeiros”, adianta.

Vão estar presentes organistas de Portugal, Espanha, França e Alemanha.

Segundo o município, o festival, ao longo das edições anteriores, já “devolveu a voz” a seis órgãos de templos de Braga que estavam silenciados.

Para esta edição, foi recuperado o órgão da Igreja dos Terceiros, que esteve 70 anos sem se fazer ouvir.

As igrejas de São Lázaro, de São Marcos e de São Paulo e a Sé Catedral serão os outros palcos dos concertos.

Ao escolher a temática “O Órgão e a Voz”, a organização pretende destacar a “função primordial” do órgão de acompanhar os diferentes timbres vocais, nas mais variadas formações e estilos.

“De soprano a barítono, de alto a tenor, passando por ensembles de câmara a grandes coros, o festival 2019 procurará dar a conhecer um pouco mais da união, considerada perfeita, entre o som do rei dos instrumentos e a voz humana”, refere a organização.

Com direção artística de José Rodrigues, o festival é fruto de um “esforço coletivo” do município de Braga, da Arquidiocese, da Irmandade de Santa Cruz e da Santa Casa da Misericórdia de Braga.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Crianças dos três aos seis anos apresentam projetos 'inovadores' no politécnico de viana

Crianças dos três aos seis anos apresentam projetos 'inovadores' no Politécnico de Viana

Próximo Artigo
"um monumento vivo": vídeo da candidatura do bom jesus a património mundial

"Um Monumento Vivo": Vídeo da candidatura do Bom Jesus a Património Mundial

Artigos Relacionados