Seguir o O MINHO

Alto Minho

Festa do Alvarinho e do Fumeiro junta 38 produtores de Monção e Melgaço

em

Durante três dias, os produtos da terra serão o centro das atenções em mais uma edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro, em Melgaço, que tem início já na sexta-feira, quando, logo pelas 11:00 da manhã, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira abrir esta edição, e termina no domingo, com a TVI a transmitir em direto para o país e para o mundo a partir do local.

A oferta é diversificada e deliciosa: 32 produtores de alvarinho, da Sub-região de Monção e Melgaço, 16 de fumeiro e produtos locais e 6 tasquinhas, num só espaço, de 28 a 30 de abril.

O certame contará ainda com a presença de 15 associações e instituições que mostrarão o que de melhor de faz no artesanato.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro é uma festa tradicional que tem evoluído ao longo dos anos, sem nunca perder a sua identidade e sempre focada na promoção e valorização da região e das suas principais caraterísticas. Durante três dias assiste-se a uma mostra dos produtos locais ao Minho, a Portugal e ao mundo: todos os anos são muitos (e cada vez mais) os que de Portugal, e não só, se deslocam ao Município mais a Norte de Portugal para participar neste certame de renome, um evento incontornável na rota das festas gastronómicas do país. Dos Vinhos Alvarinhos, ao Fumeiro e ao Artesanato, passando pelo Turismo e pela Gastronomia, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne as características populares que estiveram na sua origem e a evolução natural assinalada ao longo dos anos.

Uma mostra de promoção e venda dos produtos locais

A Festa promove o artesanato, o turismo, a gastronomia e constitui uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção.

O recinto da Festa conta com um total de 69 expositores e uma zona de degustações com capacidade para 140 pessoas sentadas, um Auditório de showcooking, com chefes de renome: Justa Nobre, António Alexandre, Amaya Guterres e Rui Ribeiro; e provas comentadas de vinhos com o sommelier Manuel Moreira. Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece ainda um conjunto variado de atividades, de entre as quais se destaca a realização dos concursos de produtos locais e dos workshops de corte de presunto, o desfile de confrarias báquicas e gastronómicas, a animação musical, diurna e noturna, e ainda toda uma gama de atividades paralelas, de animação turística e desportiva.

Não podemos descurar a grande importância deste evento para toda a economia local que, há mais de 20 anos, é impulsionada também através deste evento, sejam os produtores de Vinho Alvarinho, sejam os do Fumeiro que, em 2015, viram este produto ser distinguido pela Comissão Europeia, através da integração do presunto e da chouriça de carne na lista dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), juntando-se assim ao salpicão e à chouriça de sangue. Estes produtos são o resultado do saber-fazer das populações de Melgaço, que conhecem as técnicas de fabrico tradicionalmente utilizadas e que foram transmitidas de geração em geração.

Programa

Dia 28 abril (sexta-feira)

10:00 – Abertura da Exposição/Venda dos Produtos Locais e das Tasquinhas

11:00 – ABERTURA OFICIAL DA FESTA

Por Sua Excelência o Secretario de Estado da Agricultura e Alimentação, Dr. Luís Medeiros Vieira

Saudação ao Alvarinho de Monção e Melgaço pelos Confrades da Real Confraria do Alvarinho

11:30 – Concurso do Mel (Solar do Alvarinho)

12:30 – Degustação de pratos típicos nas tasquinhas

15:30 – Concurso do Salpicão, Presunto e Broa de Melgaço (Solar do Alvarinho)

16:30 – Animação musical com a Escola de Concertinas de Melgaço

17:30 – Entrega dos prémios do concurso do Mel, Presunto, Broa e Salpicão (Palco interior)

18:30 – Showcooking & Harmonização “Carne da Chachena DOP, uma iguaria com sabor à terra, às gentes e às tradições” – Chefe Justa Nobre (chefe n’O Nobre Lisboa e Nobre Estoril e conhecida pelo seu foco e mestria na cozinha tradicional portuguesa)

19:30 – Prova Comentada “Alvarinho, expressões de uma casta admirável”, por Manuel Moreira (sommelier e colaborador da Revista de Vinhos – A Essência do Vinho)

Degustação de pratos típicos nas tasquinhas

22:30 Espetáculo musical com:

  • GRUPO ASSIA
  • QUIM BARREIROS

Dia 29 de abril (sábado)

10:00 – Abertura da Exposição/Venda dos Produtos Locais e das Tasquinhas

12:30 – Degustação de pratos típicos nas tasquinhas

15:30 – Animação musical com:

  • Os Magníficos
  • Camisas negras
  • Banda do Galo

16:00 – Showcooking & Harmonização “Fumeiro de Melgaço: a excelência dos sabores e saberes locais” – Chefe António Alexandre (chefe executivo no Lisbon Marriott Hotel, ligado aos projetos “Endògenos” e””experience.NATUREcooking.”,

foi júri nos concursos a Mesa dos Portugueses e Chefs’ Academy)

18:00 – Prova Comentada “Alvarinho e seu território de eleição”, por Manuel Moreira (sommelier e colaborador da Revista de Vinhos – A Essência do Vinho)

19:30 – Degustação de pratos típicos nas tasquinhas

22:30 – Espetáculo Musical com:

  • AS 7 SAIAS
  • GRUPO REPUBLIKA

Dia 30 de abril (domingo)

10:00 – Abertura da Exposição/Venda dos Produtos Locais

e das Tasquinhas

12:00 – Showcooking & Harmonização “O porco Bísaro-do bosque ao prato” – chefe Rui Ribeiro (EPRAMI-Escola Profissional do Alto Minho Interior)

12:30 – Degustação de pratos típicos nas tasquinhas

Programa “Somos Portugal” da TVI em direto do recinto da festa

14:30 – Animação com artistas e grupos de música popular (palco exterior)

16:00 – Showcooking & Harmonização, “Lampreia do Rio Minho, um ex-líbris da cozinha local” – Chefe Amaya Guterres (Gerente e chefe na Quinta do Prazo, em Valença, a sua cozinha é marcada pela inovação e pela audácia.)

16:30 – Prova Comentada “Alvarinho, no topo dos grandes vinhos do Mundo”, por Manuel Moreira (sommelier e colaborador da Revista de Vinhos – A Essência do Vinho)

19:30 – Degustação de pratos típicos nas tasquinhas

22:00 – Encerramento da Festa

Populares