Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Ferrari choca com BMW e condiciona trânsito na A28

Acidente

em

Foto: José Fernandes / Grupo de Facebook "Moina na Estrada"

Um acidente que envolveu um Ferrari e um BMW, na tarde de quarta-feira, condicionou, durante cerca de hora e meia, o trânsito na A28, no sentido Porto – Viana do Castelo.


A colisão deu-se na zona de Modivas, Vila do Conde.

Segundo o Correio da Manhã, os condutores, com 70 e 40 anos, escaparam ilesos.

A GNR registou a ocorrência.

Anúncio

Aqui Perto

Casas de turismo ‘hobbit’ na Galiza esgotaram durante o verão

Turismo

em

Foto: Pepa Losada / La Voz da Galicia

As casas hobbit de Viveiro, na Galiza, estiveram quase sempre lotadas durante este verão marcado pela pandemia de covid-19. 70% dos utentes eram galegos e os restantes vieram de outras regiões de Espanha.

“A ocupação superou em muito o que eu esperava, a verdade é que tiveram muita atração”, disse na quinta-feira a gerente do complexo turístico Mi Tesoro, localizado na freguesia de Galdo, e inspirado na emblemática saga escrita por J.R.R. Tolkien e adaptada ao cinema por Peter Jackson.

O projeto abriu portas no final de julho, com três pequenas casas com os nomes “Estrella de los Mares”, “Cueva de la Sirena” e “Faro del Norte”.

Nasce um hotel ‘hobbit’ na Galiza

Virgina Mateos, gestora do complexo, destacou as “dezenas de famílias” que passaram por aquelas casas semienterradas com cobertura de vegetação, bioclimáticas e perfeitamente integradas na paisagem local.

“Tivemos pessoas que carregam [o universo hobbit] bem a fundo, alguns até em tatuagens, e também tivemos pessoas que acharam os apartamentos curiosos, diferentes, isolados no meio da natureza, sobretudo por estarmos em tempos de isolamento”, explicou a empresária, em declarações ao jornal espanhol La Voz da Galícia.

Este complexo turístico oferece ainda passeios a cavalo, de caiaque, BTT e paddle surf.

Continuar a ler

Aqui Perto

Jovem da Trofa brutalmente atropelado a alta velocidade em corrida ilegal

Acidentes

em

Foto: DR

Um jovem residente na Trofa foi colhido durante esta madrugada durante uma corrida ilegal no túnel do aeródromo da Maia, sofrendo ferimentos muito graves.

A vítima, de S. Mamede de Coronado, estava a assistir às corridas quando foi colhido por um carro que seguia a alta velocidade, sendo projetado no ar ao longo de vários metros.

De acordo com o Correio da Manhã, a vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital de São João, no Porto. pelos Bombeiros de Santo Tirso. O carro seguiria a 200 km/h, segundo a mesma fonte.

A GNR este no local e identificou o condutor envolvido no acidente.

(notícia atualizada às 14h36)

Continuar a ler

Aqui Perto

Surtos em restaurantes de Vila do Conde e Póvoa de Varzim preocupam ministra

Covid-19

em

Foto: O MINHO

Portugal tem hoje 287 surtos ativos da doença covid-19 e a região Norte é a que regista mais casos, 124, seguida de Lisboa e Vale do Tejo, com 93, divulgou a ministra da Saúde.

Há ainda 31 surtos ativos na região Centro, 22 no Algarve e 17 no Alentejo, precisou Marta Temido, na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19.

Segundo a ministra, na região Norte destacam-se surtos associados a restaurantes em Póvoa de Varzim e em Vila do Conde e um surto associado a uma viagem turística em Vila Nova de Gaia.

Marta Temido disse que está identificada a ligação epidemiológica “em mais de 60% dos casos” ativos de covid-19 detetados nos últimos dias e muitos destes correspondem e estão “associados a surtos”.

Estacionamento gratuito até final do ano em Viana do Castelo

Atualmente, a taxa de incidência de covid-19 calculada a sete dias é de 47,4 e a calculada a 14 dias é de 89,8 novos casos por 100.000 habitantes, informou a governante.

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge atualizou os seus números para a estimativa de cálculo do risco de transmissibilidade (RT) da covid-19 e “estima agora o valor médio do RT efetivo para os dias 16 a 20 setembro em 1,09, uma vez mais um pouco mais baixo do que nos dias anteriores”, disse Marta Temido.

No entanto, a ministra sublinhou que se deve “ler sempre conjugadamente o RT com o número de novos casos, dado pela incidência, e que, provavelmente, a conjugação deste dois indicadores é a melhor forma de aferirmos a situação” relativa à covid-19 em Portugal, “independentemente de outros aspetos, como a utilização de serviços de saúde e a letalidade”.

Covid-19: Mais 5 mortos, 899 infetados e 327 recuperados no país

Portanto, “apesar de a incidência continuar elevada”, o RT em Portugal “está, de facto, a baixar um pouco”, frisou.

Marta Temido lembrou que “a dimensão do fenómeno” da pandemia de covid-19 que o país enfrenta é “significativa” e voltou a apelar a todas as pessoas para que cumpram as “regras básicas de precaução”, designadamente a utilização da aplicação de rastreio ‘StayAway Covid’.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 984.068 mortos e cerca de 32,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.936 pessoas dos 72.055 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Populares