A feira semanal de Barcelos deve reabrir totalmente na próxima semana, no dia 28 de maio, quinta-feira. E os feirantes permanecerão no espaço habitual.
Depois da manifestação à porta da Câmara na segunda-feira, os representantes dos feirantes reuniram esta tarde com a vereadora que detém o pelouro das Feiras e Mercados, Anabela Real.
A reunião “correu bem” e com a promessa da rápida reabertura da feira. “A feira vai abrir o mais brevemente possível. A Câmara está a resolver o problema”, adiantou a O MINHO Vítor Cruzeiro, um dos representantes dos feirantes presentes na reunião.
Quase dois meses depois de deixar de se realizar por causa da pandemia de covid-19, a feira de Barcelos, uma das maiores do país, reabriu no dia 7 de maio, apenas para o setor alimentar, que engloba 250 comerciantes e produtores agrícolas locais.
Na segunda-feira, feirantes dos restantes setores manifestaram-se em frente à Câmara a exigir a reabertura total da feira.
Em videoconferência de imprensa, o presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, reiterou a dificuldade de colocar no mesmo espaço, o Campo da República, conhecido como Campo da Feira, mais 430 feirantes, além dos do setor alimentar.
No entanto, a solução deverá passar mesmo pela distribuição dos feirantes pelo mesmo espaço. “Ficamos todos no local da feira”, garantiu a O MINHO Vítor Cruzeiro, destacando que “a Câmara está a fazer um grande trabalho”.
Feira de Barcelos reabriu hoje parcialmente. “Nunca mais vai ser como dantes”
O plano de reabertura da feira semanal de Barcelos terá ainda de ser autorizado pelas autoridades de saúde, de forma a garantir as normas de segurança e higiene para evitar a propagação da covid-19.
De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde, Barcelos tem 295 casos confirmados.
O presidente da Câmara, com base nos dados das autoridades de saúde locais, revelou na terça-feira que o número total de infetados no concelho é de 459.