Arquivo

Feira de Barcelos reabriu hoje parcialmente. “Nunca mais vai ser como dantes”

Covid-19
Feira de barcelos reabriu hoje parcialmente. "nunca mais vai ser como dantes"
Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

A feira de Barcelos reabriu hoje apenas para o setor alimentar e com muitas regras de segurança e higiene para conter a propagação da pandemia de covid-19.

O recinto, de 14 mil metros quadrados, apenas uma parte da totalidade do Campo da República, que é ocupado por completo em dias de feira “normal”, está vedado.

As entradas e saídas são controladas por funcionários da Câmara Municipal e PSP de Barcelos.

Feira de barcelos reabriu hoje parcialmente. "nunca mais vai ser como dantes"
Uma das entradas da feira de Barcelos. Pedro Luís Silva / O MINHO

À entrada são oferecidas máscaras, há desinfetante para as mãos e os serviços de Fiscalização municipal entregam um folheto com as regras a serem cumpridas: usar máscara e manter uma distância social de dois metros.

Normas que O MINHO verificou no local estarem a ser cumpridas. Toda a gente usava máscara, tanto clientes como feirantes – e alguns comerciantes também tinham viseiras. É a nova normalidade.

Feira de barcelos reabriu hoje parcialmente. "nunca mais vai ser como dantes"
Uso de máscara foi cumprido. Pedro Luís Silva / O MINHO

E as bancas dos 250 feirantes – 170 comerciantes e 80 produtores agrícolas, segundo o presidente da Câmara – estavam distantes entre si.

Às primeiras horas da manhã, movimento na feira era algum – obviamente, muito distante do que seria em condições normais – e tudo parecia funcionar bem.

Não havia filas para entrar, as pessoas tinham espaço para circular livremente e em segurança.

“Se isto não abrisse, não sei como ia ser”

Entre os feirantes e cliente trocavam-se impressões sobre o vírus. Há quem ache que “o pior já passou” e quem riposta que ainda está para chegar agora com o desconfinamento.

É uma altura excecional e toda a gente está a aprender a lidar com ela. E andar sempre de máscara é uma dessas aprendizagens.

Feira de barcelos reabriu hoje parcialmente. "nunca mais vai ser como dantes"
Setor alimentar é o único a funcionar. Pedro Luís Silva / O MINHO

“O mal é uma pessoa falar”, afirma a O MINHO uma comerciante que preferiu não se identificar.

Uma cliente, que preferiu não dar o nome, mantém-se cética quanto ao uso da máscara no mercado, uma vez que o espaço é ao ar livre: “Aqui dentro [da feira] temos que usar e lá fora não”.

“É também para proteger os produtos”, alerta, de imediato, uma feirante.

O regresso da feira semanal de Barcelos, das maiores do país, agradou aos comerciantes. “Estávamos a sentir falta, mas isto nunca mais vai ser como dantes. Toda a gente tem receio, as pessoas vão às grandes superfícies”, nota um comerciante com quem O MINHO falou.

A reabertura da feira apenas foi anunciada na terça-feira e há a expectativa nos feirantes de na próxima semana já haver mais compradores.

Ana Ribeiro, produtora agrícola local, considera que “é bom” o regresso do mercado semanal, “porque a gente estava desanimada”.

Feira de barcelos reabriu hoje parcialmente. "nunca mais vai ser como dantes"
Ana Ribeiro, produtora local, satisfeita com a reabertura da feira. Pedro Luís Silva / O MINHO

“Se isto não abrisse, não sei como ia ser, porque isto estava a ficar muito mau”, realça a feirante, traçando uma avaliação positiva deste primeiro dia de feira condicionada.

“Está bom, tudo muito controlado. O espaço está muito bem organizado, agora esperamos que corra tudo bem”, afirma Ana Ribeiro, por debaixo da máscara que “é um castigo”. “Deus queira que isto passe depressa, porque a máscara incomoda muito, a gente não pode falar”, reforça.

Feira esteve dois meses suspensa

A última feira de Barcelos havia sido a 12 de março. Esteve praticamente dois meses suspensa. A nível local, o PCP e e PSD reclamavam a sua reabertura, apenas com produtos alimentares, como forma de apoio aos comerciantes e produtores locais.

Feira de barcelos reabriu hoje parcialmente. "nunca mais vai ser como dantes"
Foram mantidas as distâncias de segurança. Pedro Luís Silva / O MINHO

Após o anúncio da retoma da feira, o PSD local reagiu, lamentando “a longa demora na reabertura da feira de produtos alimentares e o elevado prejuízo causado aos produtores agrícolas e comerciantes, bem como aos consumidores, pelo seu encerramento durante quase dois meses, enquanto outros municípios mantiveram as suas feiras em funcionamento”, numa referência a Famalicão.

A reabertura da feira só para o setor alimentar foi anunciada pelo presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, sublinhando que este primeiro dia seria uma “experiência para ver como corre” e que os problemas que surgissem seriam posteriormente retificados.

Feira de barcelos reabriu hoje parcialmente. "nunca mais vai ser como dantes"
Feira reabriu com 250 feirantes do setor alimentar. Pedro Luís Silva / O MINHO

Barcelos tem 226 casos confirmados de covid-19, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Portugal contabiliza 1.089 mortos associados à covid-19 em 26.182 casos confirmados de infeção.

O país entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.
Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Viana do castelo quer promover comércio e restauração com novas esplanadas na rua

Viana do Castelo quer promover comércio e restauração com novas esplanadas na rua

Próximo Artigo
Viana do castelo mantém estacionamento gratuito até 17 de maio

Viana do Castelo mantém estacionamento gratuito até 17 de maio

Artigos Relacionados