Feira Afonsina de regresso a Guimarães para assinalar o “Dia um de Portugal”

Entre 21 e 24 de junho
Foto: DR / Arquivo

A Feira Afonsina de Guimarães, um dos eventos inseridos na programação das comemorações do ‘Dia um de Portugal’, realiza-se entre 21 e 24 de junho, com a participação de mais de uma centena de expositores, foi hoje anunciado.

Segundo o programa, apresentado na manhã de hoje nas instalações do Curtir Ciência – Centro de Ciência Viva de Guimarães, as celebrações do “Dia Um de Portugal” arrancam em 15 de junho com as V Jornadas Históricas, sob o lema ‘Mumadona Dias e o paço condal do século XX’.

As comemorações prosseguem entre 21 e 24 de junho com a XII edição da Feira Afonsina, com o tema “Os alicerces do Reino”, e terminam na noite de 24 de junho com a sessão solene que assinala o feriado municipal, que representa o “Dia Um de Portugal”.

Para a cidade de Guimarães, o 24 de junho de 1128 representa o “Dia Um de Portugal”, dia que foi marcado pela Batalha de São Mamede “iniciando a Fundação de Portugal, uma data considerada como ‘a primeira tarde portuguesa’ pelo historiador José Mattoso”.

“O relevante significado da Batalha de São Mamede e da caminhada para a independência que aí se iniciou constituiu um daqueles momentos históricos que torna tão singular o lugar que Guimarães ocupa, não só na história, mas também no imaginário dos portugueses. Daí, o 24 de junho ser sentido, pela população de Guimarães, como o ‘Dia Um de Portugal’”, explica este município.

A Feira Afonsina abre pelas 18:00 de sexta-feira, 21 de junho, e encerra pela 01:00 de sábado.

No sábado e no domingo a Feira Afonsina abre às 11:30 e encerra à 01:00 do dia seguinte.

Na segunda-feira, último dia, os ‘stands’ reabrem pelas 11:30 e fecham às 22:00.

Durante a apresentação do evento, o vereador com o pelouro da Cultura da Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva (PS), assumiu ser difícil quantificar o número de visitantes da Feira Afonsina, pois trata-se de um evento aberto e de entrada livre, mas mostrou-se confiante de que se vão voltar “a bater recordes de anos anteriores” no que à afluência de público diz respeito.

Quanto ao número de ‘stands’ presentes na Feira Afonsina deste ano, o município estima entre 100 a 120 expositores.

Paulo Lopes Silva destacou ainda a participação da comunidade e das associações do concelho, assim como a colaboração de cerca de 70 voluntários.

Uma das novidades deste ano é o alargamento da Feira Afonsina à zona de Couros, classificada em 2023 como Património Mundial da UNESCO, mas numa vertente artística e performativa e não comercial, a qual se manterá nas zonas e nos moldes dos anos anteriores.

No fim de semana de 22 e 23 de junho, no Campo de São Mamede, vão decorrer demonstrações de meios do Exército, nomeadamente de duas viaturas blindadas Pandur, e a possibilidade de se experimentar escalada ou rapel.

A sessão solene evocativa do 24 de junho está marcada para a noite de segunda-feira, no Campo de São Mamede, durante a qual haverá um concerto pela Banda Musical de Pevidém e o Coro São Mamede.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Beber cerveja artesanal em Celorico de Basto

Próximo Artigo

Rússia acelera campanha de desinformação para Jogos Olímpicos

Artigos Relacionados
x