Câmara de Braga vai tornar público terreno vedado pelo “muro de Berlim”

Se não houver acordo, será expropriado
Câmara de braga vai tornar público terreno vedado pelo "muro de berlim"
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A Câmara de Braga vai desencadear o processo de aquisição de um terreno na zona de Ponte Pedrinha, em Lomar, para que fique disponível para usufruto público, anunciou hoje o presidente da Câmara.

Na reunião quinzenal do executivo, e depois de confrontado por uma moradora que se insurgiu contra as vedações e “pedregulhos” colocados pelo proprietário do terreno, Ricardo Rio adiantou que, se não houver acordo, o município avançará com a expropriação por interesse público. 

“A Câmara vai desencadear o procedimento para que aquele espaço privado passe a ser público e para, assim, acabar com esta novela”, disse o autarca.

Em causa, e como noticiou O MINHO em primeira mão após a colocação da vedação que os habitantes classificaram como “muro de Berlim”, um terreno cujo proprietário decidiu “proteger” também com pedras de grandes dimensões.

Uma das pedras tapava a saída de emergência do jardim de infância da Ponte Pedrinha, tendo entretanto sido retirada por ordem da Proteção Civil.

Outra continua “mesmo à porta” dos apartamentos da urbanização.

“[O proprietário] vedou até à entrada do prédio e diz que vai construir um muro. Vamos ficar num galinheiro”, queixou-se uma moradora.

Ricardo Rio disse que a Câmara atuou logo que pôde, desimpedindo a saída de emergência do jardim de infância e vai agora avançar com o processo de aquisição, depois de ter concluído que o processo de loteamento no local já caducou.

“Se fosse válido, o terreno seria afeto para construção e a Câmara nada podia fazer. Mas o loteamento já caducou e não há capacidade construtiva, pelo que a Câmara vai desencadear o processo de aquisição”, sublinhou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Câmara de braga não tem dinheiro para reabilitar 1. º de maio

Câmara de Braga não tem dinheiro para reabilitar 1.º de Maio

Próximo Artigo
Lisboa aprova criação de cemitério municipal para animais de companhia

Lisboa aprova criação de cemitério municipal para animais de companhia

Artigos Relacionados