Seguir o O MINHO

Região

Federação confirma Liga de basquetebol com 14 clubes após inscrição do Sporting

em

Foto: DR/Arquivo

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) confirmou hoje o alargamento da Liga para 14 equipas, com a inclusão do Sporting no principal escalão.

Em comunicado, a FPB oficializou os modelos competitivos decorrentes da aceitação da candidatura dos ‘leões’ à participação na edição de 2019/20 da Liga, “depois de auscultação efetuada aos diferentes agentes da modalidade”.

Assim, esta época, apenas o 12.º e último classificado no final da 2.ª Fase – Grupo B vai ser despromovido à Proliga, segundo escalão, atualmente disputada por 16 clubes, divididos por duas zonas, do qual vão ser relegadas três equipas para o campeonato da primeira divisão.

Em 2019/20, a Liga vai ser disputada pelas 11 equipas que assegurarem a manutenção, as duas promovidas da Proliga e o Sporting, com uma fase regular a apenas uma volta, seguindo-se os ‘play-offs’ para apuramento do campeão, à melhor de cinco jogos, para as primeiras oito classificadas.

Ao mesmo tempo, as classificadas do nono ao 12.º lugar disputam os ‘play-outs’, também à melhor de cinco. São despromovidas as últimas duas colocadas da fase regular e as vencidas dos ‘play-outs’.

Este modelo competitivo visa restabelecer em 2020/21 a Liga com 12 equipas, aumentando para 14 a Proliga, que voltará a ser reduzida a 12, com a descida de quatro clubes na época seguinte, passando os dois principais escalões a contar com uma dúzia de emblemas cada.

Anúncio

Aqui Perto

Idosa em estado grave após cair à lareira em Mirandela

Aqui perto.

em

Foto: INEM (Arquivo)

Uma mulher de 85 anos sofreu queimaduras graves de 1.º e 2.º grau, na face e nos membros, depois de, ao que tudo indica, ter caído na lareira da sua habitação, situada na freguesia de Cedães, em Mirandela, distrito de Vila Real.

A vítima teve de ser transportada para o Hospital de São João, no Porto, dada a gravidade das queimaduras. Ao local acorreram os Bombeiros de Mirandela e a VMER de Vila Real.

O alerta foi dado cerca das 19:00 de terça-feira.

Continuar a ler

Guimarães

Jovem de 25 anos morre esmagado em obra em Guimarães

Um outro trabalhador ficou em estado grave

em

Foto: DR / Arquivo

Um jovem, de 25 anos, perdeu a vida na sequência duma queda numa obra, onde procedia a trabalhos de construção civil, em Guimarães, disse a O MINHO fonte dos bombeiros. Um outro trabalhador, com cerca de 60 anos, ficou em estado grave.

A tragédia ocorreu numa construção situada na Rua Quinta da Pereira, na freguesia de Fermentões, cerca das 09:00 horas desta manhã.

Segundo fonte do CDOS, as vítimas trabalhavam na construção de uma casa e foram atingidas por uma “estrutura” que se desprendeu.

O ferido grave foi levado para o Hospital de Guimarães.

Para o acidente foram mobilizadas duas ambulâncias e uma viatura médica de emergência e reanimação.

Ao teatro de operações acorreram duas ambulâncias dos Bombeiros de Guimarães com apoio da VMER, com o óbito a ser declarado no local.

A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Barcelos

Cerâmica de Barcelos numa das maiores feiras de artesanato do mundo

“L’Artigiano in Fiera”

em

Foto: Divulgação /

Barcelos, através de um expositor da freguesia de Ucha, marcou presença na L’Artigiano in Fiera, em Milão, Itália, considerada uma das mais importantes feiras de artesanato do mundo, anunciou hoje a autarquia.

Entre 30 de novembro e 08 de dezembro, a cerâmica “Histórias da Minha Terra” esteve presente no certame que conta com mais de três mil stands vindos de mais de 110 países distintos.

Com mais de um milhão de visitantes, esta feira destaca mais de 150 mil peças de artesanato vindo de todos os continentes, com ênfase para a “autenticidade, qualidade e originalidade”, segundo explica o site da organização.

Portugal esteve representado no pavilhão dedicado à Europa, com expositores de peles, cerâmica, filigrana e gastronomia.

Continuar a ler

Populares