Seguir o O MINHO

Região

Federação confirma Liga de basquetebol com 14 clubes após inscrição do Sporting

em

Foto: DR/Arquivo

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) confirmou hoje o alargamento da Liga para 14 equipas, com a inclusão do Sporting no principal escalão.

Em comunicado, a FPB oficializou os modelos competitivos decorrentes da aceitação da candidatura dos ‘leões’ à participação na edição de 2019/20 da Liga, “depois de auscultação efetuada aos diferentes agentes da modalidade”.

Assim, esta época, apenas o 12.º e último classificado no final da 2.ª Fase – Grupo B vai ser despromovido à Proliga, segundo escalão, atualmente disputada por 16 clubes, divididos por duas zonas, do qual vão ser relegadas três equipas para o campeonato da primeira divisão.

Em 2019/20, a Liga vai ser disputada pelas 11 equipas que assegurarem a manutenção, as duas promovidas da Proliga e o Sporting, com uma fase regular a apenas uma volta, seguindo-se os ‘play-offs’ para apuramento do campeão, à melhor de cinco jogos, para as primeiras oito classificadas.

Ao mesmo tempo, as classificadas do nono ao 12.º lugar disputam os ‘play-outs’, também à melhor de cinco. São despromovidas as últimas duas colocadas da fase regular e as vencidas dos ‘play-outs’.

Este modelo competitivo visa restabelecer em 2020/21 a Liga com 12 equipas, aumentando para 14 a Proliga, que voltará a ser reduzida a 12, com a descida de quatro clubes na época seguinte, passando os dois principais escalões a contar com uma dúzia de emblemas cada.

Anúncio

Alto Minho

GNR deteve quatro festivaleiros por tráfico de droga em Paredes de Coura

Combate ao tráfico

em

Foto: DR

Quatro pessoas foram detidas pela GNR de Arcos de Valdevez durante o festival Paredes de Coura, por suspeitas de tráfico de droga, anunciou o comando territorial de Viana do Castelo. Para além dos detidos por esta prática, foram ainda identificados e constituídos arguidos três pessoas por suspeitas de crime de furto.

Em comunicado, a GNR informa que entre os dias 14 e 17 de agosto foi efetuado o policiamento do recinto e zonas adjacentes ao festival Paredes de Coura, com o objetivo de “garantir a segurança, o bem-estar e a tranquilidade dos festivaleiros e demais cidadãos daquela localidade”.

“As ações de policiamento possibilitaram maior fluidez nos acessos, facilitando a entrada e saída do recinto do festival, apoio fundamental à população deste concelho, que aumenta durante o festival. Este ano, este festival contou com uma média diária de 26 mil espectadores, dos quais, grande parte, permaneceu acampado ao longo do evento”, escreve a GNR.

Aquela polícia efetuou ainda diversas ações, quer no âmbito da prevenção e combate ao tráfico e consumo de estupefacientes, quer no âmbito da deteção de armas proibidas e da fiscalização rodoviária.

Para além dos quatro detidos por tráfico, foi ainda detido um indivíduo por condução sobre efeito de álcool. Foram apreendidas 449 doses de liamba, 146 doses de haxixe, elaborados 35 autos de contraordenação, 23 por consumo de estupefacientes e 12 por infrações rodoviárias.

No policiamento do festival foram ainda empenhados militares do Destacamento Territorial e do Destacamento de Intervenção de Viana do Castelo e da Unidade de Intervenção.

Continuar a ler

Braga

PSP impede mulher de se matar em Braga

Na rua Afonso Palmeira

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Uma Equipa de Intervenção Rápida (EIR) da PSP de Braga impediu que uma mulher de 39 anos pusesse termo à vida, esta madrugada de quarta-feira, em Braga.

A situação terá ocorrido na rua Afonso Palmeira, pouco depois das 00:00, com a mulher a tentar o suicídio numa primeira vez, acabando por ser impedida pelo companheiro.

Ao que apurámos, uma queixa de violência doméstica está na origem da deslocação das autoridades ao local. Quando estas chegaram, a mulher terá novamente tentado atirar-se de uma varanda, tendo sido impedida por elementos daquela força policial.

A vítima, que sofre de depressão e estava sob efeito de medicação, foi transportada pelo INEM ao Hospital de Braga, onde ficou sob vigilância médica.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Procissão voltou a ir ao mar em Viana do Castelo

Romaria d’Agonia

em

Foto: DR

Os barcos tradicionais voltaram a sair para as águas da costa de Viana do Castelo em mais uma edição da Procissão ao mar, inserida na Romaria d’Agonia, festas típicas do concelho de Viana do Castelo.

Foto: Romaria d’Agonia

Foto: Romaria d’Agonia

Foto: Romaria d’Agonia

Foto: Romaria d’Agonia

Foto: Romaria d’Agonia

Foto: Romaria d’Agonia

Foto: Romaria d’Agonia

Foto: Romaria d’Agonia

Foto: Romaria d’Agonia

Foto: Romaria d’Agonia

Foto: Romaria d’Agonia

Foto: Romaria d’Agonia

Estas festividades remontam a 1772, em honra da padroeira dos pescadores, Senhora da Agonia. Desde sempre, a ela acorreram homens do mar vindos do litoral português e também da Galiza. São declaradas como feriado municipal, encerrando a dia 20.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares