Seguir o O MINHO

Desporto

Faz hoje 27 anos que Manuela Machado conquistou o mundo na Maratona

Histórica atleta de Viana do Castelo

em

Foi a 05 de agosto de 1995 que Manuela Machado, atleta natural de Viana do Castelo, venceu a prova feminina da maratona sagrando-se campeã mundial pela única vez na sua carreira e repetindo o feito de Rosa Mota, em 1987, em Roma.

Manuela Machado, então em grande forma, vinha de conquistar o ouro nos Campeonatos da Europa no ano anterior (Helsínquia) e a prata nos Mundiais de 1993 (Estugarda).

Há dois anos, a atleta recordou, à agência Lusa, a medalha de ouro na maratona nos Campeonatos do Mundo, em Gotemburgo, como uma das suas melhores corridas de sempre e a convicção de que iria ganhar.

EPA / Eric Feferberg

“Quando parti de Portugal para Gotemburgo, saí com a ideia de que ia ser campeã do mundo, estava completamente convencida que ia ganhar a prova. Eu queria e eu sabia que ia ser campeã do mundo. A minha forma era tal que me dava uma confiança a 100 por cento na vitória”, disse, desassombrada.

Apesar de não ter a melhor marca na maratona, Manuela Machado, agora com 58 anos, não deu hipóteses à concorrência, nomeadamente à romena Anuta Catuna e à italiana Ornella Ferrara, segunda e terceira classificadas, respetivamente.

“Eu até queria ter atacado mais cedo, mas a minha treinadora, a Sameiro Araújo, não deixou, mas eu queria porque as minhas pernas corriam sozinhas e estava muito forte mentalmente”, lembra.

Esta sexta-feira, a treinadora, que agora orienta outra Machado ‘de ouro’ (Mariana), recordou o momento através de uma partilha nas redes sociais.

Na altura, Manuela quis dar a vitória aos portugueses, à família, aos amigos e às pessoas que com ela trabalhavam, elegendo a corrida como “uma das melhores da carreira”.

EM FOCO

Populares