Famalicão: Requalificação dos maiores painéis de azulejos na Europa está “na reta final”

Património
Famalicão: requalificação dos maiores painéis de azulejos na europa está "na reta final"

Está quase concluída a requalificação dos painéis de azulejo criados em 1968 por João Charters de Almeida, na Fundação Cupertino Miranda, no centro de Famalicão, considerados os maiores do género em toda a Europa.

O anúncio foi feito pela empresa de restauro e gestão de património cultural Signum, com sede em Braga, a propósito do Dia Nacional do Azulejo, assinalado na sexta-feira.

Depois de retirado o último andaime da obra, no alçado sul da torre, “fica agora a faltar apenas a conclusão do lambrim, onde serão colocadas algumas réplicas de azulejos que se encontram neste momento em produção”, salientou a empresa, através de uma publicação nas redes sociais, acompanhada de algumas fotografias que ilustram o progresso dos trabalhos.

A obra conta ainda com o apoio científico do Instituto Politécnico de Tomar/Universidade de Aveiro, através do professor Ricardo Triães.

Em causa estão 10 painéis, quatro dos quais na torre da sede da fundação e seis ao nível do rés-do-chão, que perfazem um total de cerca de 54 mil azulejos, pintados há 53 anos de acordo com o “risco” de Charters de Almeida.

O investimento é da Fundação Cupertino de Miranda, com apoio da Câmara de Famalicão, e resulta num valor de cerca de 300 mil euros.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Oferecida estadia em hotel a quem tirar a melhor foto do elevador do bom jesus

Oferecida estadia em hotel a quem tirar a melhor foto do elevador do Bom Jesus

Próximo Artigo
Vila verde avança com fogo controlado para prevenir incêndios florestais

Vila Verde avança com fogo controlado para prevenir incêndios florestais

Artigos Relacionados