A Câmara de Famalicão está a desenvolver um “programa de diplomacia urbana para a internacionalização” para “capitalizar para o território o fenómeno da globalização” através do recurso a uma rede de relações internacionais, explicou à Lusa o autarca.
Em declarações à Lusa, o presidente da autarquia, Paulo Cunha, referiu que o programa, do qual constam 16 medidas, arranca hoje com a assinatura do manifesto “VNF Alliance por parte de três dezenas de entidades e cidadãos que “desenvolvem trabalho com ligações internacionais e que se comprometem a ajudar a abrir Famalicão ao mundo e a trazer o mundo a Famalicão”.
“Temos que saber capitalizar para o território o fenómeno da globalização e a nossa circunstância europeia, aproveitando a cada vez maior facilidade ao nível de circulação de informação e de mobilidade de pessoas “, afirmou Paulo Cunha.
Segundo o autarca, “não se pode esquecer o enorme potencial” que já existe no município por “meio da rede de relações internacionais que diariamente se estabelecem no concelho por via da interconexão das empresas famalicenses com os mercados externos através das dinâmicas das importações e das exportações.”
A assinatura do Manifesto VNF Alliance é a “primeira de 16 medidas assumidas pelo município para a integração e participação do território em redes internacionais de cooperação”, promovendo “a comunicação da identidade de Famalicão assente nas suas marcas distintivas e potenciado além-fronteiras o seu potencial de atratividade e as vantagens competitivas de que dispõe”.
O autarca destacou ainda que “com a ajuda do tecido empresarial, social e institucional e dos cidadãos famalicenses, o projeto propõe estimular novas práticas de abertura e interação dos sistemas económico, educativo, social e cultural em contexto internacional, levando mais Vila Nova de Famalicão ao mundo e trazendo mais mundo até ao concelho”.
Do conjunto de medidas que integram o Plano de Internacionalização de Vila Nova de Famalicão destaque ainda para a capacitação dos serviços municipais, para a intenção de partilha de boas práticas internacionais, através da identificação de parceiros estratégicos e estabelecimento de acordos de colaboração e intercâmbio e para a conceção e implementação de uma estratégia integrada de acolhimento de pessoas e de organizações de outros países e culturas, como aconteceu hoje com a realização do International Day.
A criação e dinamização de uma rede entre a comunidade famalicense e a diáspora, o desenvolvimento de um novo programa de geminações, a participação em redes e em programas de financiamento internacionais e a montagem de uma estratégia integrada de marketing territorial, são outras das medidas constantes do projeto.
“Este é um programa ambicioso, abrangente, e multissetorial que abrange ações em diferentes domínios como a economia, educação, cultura e mobilidade sénior. O fomento de programas de residências artísticas em Famalicão, de mobilidade escolar internacional e de apoio e incentivo à mobilidade sénior internacional são exemplos do caráter multifacetado da estratégia que o município famalicense assume para a Internacionalização do concelho”, disse.