Famalicão perde nos Açores

33.ª jornada
Foto: Liga Portugal

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o Famalicão, por 2-1, para a penúltima jornada da I Liga de futebol, graças a dois golos do herói improvável Wendel Silva, num encontro marcado por expulsões em ambas equipas.

Na estreia a titular, Wendel deu a vitória ao Santa Clara com golos aos 23 e 81 minutos. Os açorianos chegam, assim, aos 54 pontos, os mesmos do quinto classificado, Vitória de Guimarães, que defronta o Farense no domingo.

Já o golo do Famalicão, que tem 44 pontos e é sétimo classificado, foi apontado por Gustavo Sá, aos 58 minutos, numa altura em que os famalicenses já estavam com menos um jogador devido à expulsão de Sejk à beira do intervalo.

A equipa da casa começou melhor a partida, apostando na profundidade para criar perigo, explorando o espaço deixado nas costas da linha defensiva do Famalicão. Os forasteiros, apesar de mais confortáveis com a posse de bola, tiveram dificuldades para travar os contra-ataques adversários.

Depois de algumas investidas perigosas, o golo do Santa Clara chegou aos 23 minutos, através, precisamente, de uma bola em profundidade pela direita que culminou com a assistência de Lucas Soares para a finalização de Wendel Silva. Foi o primeiro golo do avançado brasileiro com a camisola do Santa Clara – e não iria ficar por aqui.

A partir do golo, os açorianos baixaram a intensidade e o Famalicão passou a ser uma equipa mais perigosa, aproveitando, sobretudo, os vários passes falhados do conjunto de Vasco Matos.

A equipa de Hugo Oliveira criou perigo aos 33 numa tentativa de De Hass e aos 41 minutos num remate antes do meio-campo de Óscar Aranda, que obrigou Gabriel Batista a esforçar-se para evitar o empate.

Já em cima dos 45 minutos, Václav Sejk foi expulso por agressão a Luís Rocha. O lance provocou uma grande confusão entre jogadores e o central açoriano acabou por receber cartão amarelo, ficando de fora do próximo jogo por castigo.

No segundo tempo, com mais um elemento, o Santa Clara apareceu mais confortável no encontro e dispôs de uma grande oportunidade para ampliar a vantagem aos 55 minutos, mas Edney Silva, isolado, atirou por cima.

O Famalicão, contudo, procurou subir as linhas e afastar o jogo da sua baliza, uma atitude que iria ser recompensada aos 58 minutos, quando Gustavo Sá fez o golo numa recarga após uma defesa de Gabriel Batista a remate Gil Dias.

Na reta final do jogo, o Santa Clara, apesar das dificuldades no último passe, pressionou em busca do golo e o tento da vitória acabou por chegar a nove minutos do final: após um cruzamento de Pedro Ferreira, e entre ressaltos no enfiamento da baliza, Wendel voltou a aparecer para encostar a bola para o fundo das redes.

Antes do apito final, ainda houve tempo para a expulsão de Sidney Lima por duplo amarelo (83).

Ficha de Jogo

Jogo realizado no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Santa Clara – Famalicão, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores

1-0, Wendel Silva, 23 minutos.

1-1, Gustavo Sá, 58 minutos.

2-1, Wendel Silva, 81 minutos.

Equipas

– Santa Clara: Gabriel Batista, MT, Luís Rocha, Sidney Lima, Lucas Soares, Calila (Edney Silva, 30), Adriano, Serginho (Pedro Ferreira, 63), Ricardinho (Gabriel Silva, 63), Vinicius (Matheusinho, 63) e Wendel Silva (João Costa, 83).

(Suplentes: Neneca, Matheusinho, Pedro Ferreira, Gabriel Silva, João Costa, Frederico Venâncio, Edney Silva, Guilherme Ramos e Daniel Borges).

Treinador: Vasco Matos.

– Famalicão: Zlobin, Rodrigo Pinheiro, Leo Realpe, Justin de Haas, Rafa Soares (Ibrahima Ba, 78), Van de Looi, Mirko Topic (Sorriso, 46), Gil Dias, Gustavo Sá, Óscar Aranda (Mathias Amorim, 78) e Václav Sejk.

(Suplentes: Gabriel Cabral, Lucas Calegri, Sorriso, Mathias Amorim, Otar Mamageishvili, Otso Liimatta, Ibrahima Ba, Rodrigo Ribeiro e Samuel Lobato).

Treinador: Hugo Oliveira.

Árbitro: José Bessa (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Calila (26), Lucas Soares (35), Sidney Lima (38 e 83), Luís Rocha (45+1), Ricardinho (45+4), MT (65), Justin de Haas (89) e Gil Dias (90+2). Cartão vermelho direto para Sejk (45+1) e por acumulação de amarelos para Sidney Lima (83).

Assistência: 1.618 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados