Futebol
Famalicão empata em Vila do Conde
Subida provisória ao terceiro lugar
em
Rio Ave e Famalicão empataram esta sexta-feira, por 2-2, em partida da 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, em que uma boa reação dos vila-condenses, no segundo tempo, quebrou uma confortável vantagem inicial dos minhotos.
O conjunto famalicense, que dominou todo o primeiro tempo, adiantou-se no marcador logo aos 10 minutos, por Toni Martínez, chegando com naturalidade ao segundo golo, por Pedro Gonçalves, aos 37.
A reação do Rio Ave chegou no segundo tempo, com os tentos de Gelson Dala, aos 63, e Tarantini, aos 73.
Com este resultado, o Famalicão mantém, à condição, o quarto lugar do campeonato, com 32 pontos, mas ficando à mercê do perseguidor Sporting de Braga, que tem menos dois. Já o Rio Ave segura o sexto lugar, agora com 29 pontos,
As duas equipas até entraram com atrevimento no jogo, tentando explorar passes logos para abrir brechas nas defensivas, mas acabou por ser o Famalicão, que não vencia há dois jogos consecutivos, a mostrar maior assertividade.
Logo aos 10 minutos, os minhotos, mesmo jogando contra o vento, inauguraram o marcador, num remate de Toni Martínez, assistido por Rúben Lameiras, num lance que inicialmente foi sancionado em fora de jogo, mas que o videoárbitro confirmou como o 1-0.
O tento madrugador dos forasteiros fez tremer o Rio Ave, que aos 19 voltou a dar espaços para os mesmos protagonistas do golo desenharam nova jogada, mas desta feita com o guarda-redes Kieszek a resolver.
O avançado Toni Martínez afirmava-se, então, como o elemento em destaque na partida, e depois de, aos 21 minutos, ameaçar o segundo golo, acabou por ser decisivo, aos 37, ao assistir Pedro Gonçalves, que perante a passividade da defesa local fez o 2-0.
Os vila-condenses não se conseguiam encontrar como equipa, e além de serem praticamente inofensivos no ataque, revelavam uma invulgar intranquilidade na defesa, patente num desentendimento entre o defesa Santos e o guarda-redes Kieszek, que quase permitiu a Martínez fazer o 3-0, aos 40.
Só aos 45+2, o Rio Ave conseguiu o seu primeiro remate com perigo à baliza contrária, numa insistência de Nuno Santos, que mesmo pressionado, ainda conseguiu atirar um pouco lado, mas não beliscando o 2-0 com que se chegou ao intervalo.
Descontente com o rendimento da equipa, Carlos Carvalhal fez logo duas mexidas após o intervalo, lançando Gelson Dala e Carlos Mané para os lugares de Diogo Figueiras e do apagado Lucas Piazon, numa alteração que se viria a revelar decisiva.
O Famalicão ainda conseguiu criar um lance de perigo, logo após o reatamento, com Martínez a colocar, mais uma vez, à prova os reflexos de Kieszek, mas a partir daí o Rio Ave foi crescendo, colhendo frutos de alterar o sistema tático para uma versão mais ofensiva.
Assim foi aos 63 minutos, quando Matheus Reis, num passe longo, desmarcou Gelson Dala, com o reforço de inverno dos vila-condense a passar entre os centrais contrários e atirar para o 2-1.
Com o jogo, de novo, relançado, os visitantes ainda tiveram uma boa oportunidade, num remate de Pedro Gonçalves, mas a confiança estava, desta vez, no lado dos vila-condenses, que aos 73 minutos resgataram o empate.
Bom trabalho dos ‘trunfos’ Gelson Dala e Carlos Mané a construírem uma jogada que o capitão Tarantini teve frieza para converter no 2-2.
Os donos do terreno ainda tentaram forçar o terceiro golo, mas de uma forma precipitada, perante um Famalicão que foi melhorando a coesão, e também espreitando o contra-ataque, mas sem argumentos para desfazer a igualdade até ao final.
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Rio Ave – Famalicão, 2-2.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Toni Martinez, 10 minutos
0-2, Pedro Gonçalves, 37.
1-2, Gelson Dala, 63.
2-2, Tarantini, 73.
Equipas:
– Rio Ave: Pawel Kieszek, Diogo Figueiras (Gelson Dala, 46), Borevkovic, Aderlan Santos, Matheus Reis, Filipe Augusto, Tarantini, Diego Lopes, Lucas Piazon (Carlos Mané, 46), Taremi e Nuno Santos.
(Suplentes: Paulo Vítor, Nélson Monte, Bruno Moreira, Al Musrati, Carlos Mané, Pedro Amaral e Gelson Dala).
Treinador: Carlos Carvalhal.
– Famalicão: Vaná, Lionn, Roderick, Riccieli, Alex Centelles, Racis, Gustavo Assunção, Pedro Gonçalves (Guga, 89), Rúben Lameiras (Walterson, 76), Toni Martínez (Anderson, 70) e Fábio Martins.
(Suplentes: Rafael Defendi, Guga, Walterson, Ofori, Anderson, Coly e Patrick William).
Treinador: João Pedro Sousa.
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Matheus Reis (42), Racic (44), Diogo Figueiras (45+3), Borevkovic (71), Diego Lopes (76) e Pedro Gonçalves (84).
Assistência: cerca de 3000 espetadores.
(notícia atualizada às 00h26)
Leia Também
“A equipa tem feito um trabalho fantástico nos últimos três meses”
Moreirense empresta Luiz Henrique aos brasileiros do Náutico até ao final do ano
Vizela empata em Chaves
Vitoria vence Boavista com reviravolta e não deixa fugir lugares europeus
Jovem entalado contra muro após violento acidente na estrada Famalicão-Póvoa de Varzim
Via ciclo-pedonal que vai ligar Famalicão à Povoa de Varzim está “quase pronta”
Reportagens da Semana


Vacinação em Monção: Manuel, de 95 anos, está “aliviado”. Zezinha quer vencer o vírus
Covid-19


Com mais de 180 anos de história, Casa Valença encerra e deixa saudade em Viana
Devido à idade avançada dos proprietários


Um robe que aquece sozinho ou uma toalha que aquece pratos já não são ficção científica
Economia
Populares
- PaísHá 1 dia
Marcelo afasta desconfinamento e avisa: Temos “mais umas semanas de sacrifícios pesados”
- Viana do CasteloHá 1 dia
Com mais de 180 anos de história, Casa Valença encerra e deixa saudade em Viana
- BragaHá 14 horas
Gasolineira de Braga procura assaltantes
- PaísHá 9 horas
Segundo prémio do Euromilhões, de 2,5 milhões de euros, saiu em Portugal