Faltam transportes públicos para o IPCA e CDU defende aposta na ferrovia

Foto: CDU

A CDU visitou o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), tendo reunido com a sua presidente, em Barcelos, onde teve conhecimento da situação de subfinanciamento e falta de transportes públicos.

A cabeça de lista da CDU, Sandra Cardoso, referiu que “a falta de oferta de transportes públicos é hoje um dos principais problemas verificados, sendo constatada a carência na oferta, nomeadamente ao nível ferroviário”.

Isto deve-se, de acordo com Sandra Cardoso, com a “persistência da não concretização das ligações necessárias no quadrilátero Barcelos-Braga-Guimarães-Famalicão-Barcelos”.

“A falta de transportes públicos que liguem os vários concelhos deste distrito, também em horário noturno, é um dos fatores que afasta estudantes da frequência do ensino superior”, alerta.

A delegação da CDU destacou o “compromisso da CDU com o reforço do Ensino Superior Público e a necessidade da assunção plena das responsabilidades por parte do Estado, questão à qual que os sucessivos governos PS e PSD/CDS não têm correspondido, pelo contrário”.

Na ação participaram Sandra Cardoso, primeira candidata da CDU, e os candidatos Inês Rodrigues, Carmo Cunha e Manuel Carvoeiro, que tiveram ainda conhecimento da situação de “subfinanciamento em que se encontra a instituição”.

“O financiamento público que lhe é atribuído é manifestamente insuficiente para as necessidades de funcionamento e de investimento existentes. Pese embora o investimento em curso construção de uma nova residência, continua a ser insuficiente a oferta pública de alojamento para estudantes”, nota.

A CDU tomou conhecimento dos investimentos em curso a construção de duas escolas, em parceria com as autarquias de Guimarães e Esposende.

De acordo com a coligação, o IPCA é uma instituição de “grande importância para a região”, com mais de 7.000 estudantes, que oferece cursos de licenciatura, mestrados, especialização tecnológica, pós-graduação, em regime diurno e pós-laboral.

Constituído por quatro escolas, Escola Superior de Gestão, Escola Superior de Tecnologia, Escola Superior de Design, Escola Superior de Hotelaria e Turismo, conta com polos em diferentes concelhos do distrito de Braga.

O IPCA é uma Instituição de ensino superior público que realiza atividades nos domínios de formação graduada e pós-graduada, com a preparação de profissionais com elevado nível de qualidade. Nos últimos anos, o IPCA tem registado um “aumento significativo do número de alunos”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

AD diz que "não há uma obra ao nível das infraestruturas" das polícias no distrito de Braga

Próximo Artigo

Companhia de Famalicão apresenta nova peça de dança do coreógrafo chinês Menghan Lou 

Artigos Relacionados
x