A redução significativa da poluição luminosa derivada do ‘apagão’ que atingiu todo o país permitiu condições favoráveis para observar estrelas esta noite, nomeadamente no Minho.
A situação excecional deixou as cidades às escuras e a página Meteo Trás os Montes partilhou, no Facebook, uma imagem captada em Ponte de Lima que mostra as estrelas a brilhar com mais intensidade do que é habitual.
Cenários como este são mais comuns em zonas rurais ou de montanha, longe das cidades e vilas.
Como O MINHO noticiou, a luz regressou a algumas zonas do Minho por volta das 21:00.
O operador de rede de distribuição de eletriciade, E-Redes, informou que até às 20h30 estavam ligadas parcialmente 110 subestações, alimentando cerca de um milhão de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.
“Às 20h30 estão ligadas parcialmente 110 subestações, 800 megawatts (MW )e alimentados cerca de um milhão de clientes. Não sendo ainda possível fazer previsões da reposição integral, a E-Redes alerta para eventuais demoras na realização da mesma”, disse fonte oficial da empresa à Lusa.
Segundo os dados da REN, existem atulamente cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.
A E-Redes “tem mobilizado todo o dispositivo operacional dedicado à execução deste plano, para poder restabelecer a distribuição de energia em território nacional. O plano de reposição da E-Redes é acionado em consequência e em estreita dependência da reposição realizada pela REN”, acrescenta.
“Face aos problemas que estão a afetar a rede elétrica nacional, a E-Redes colocou em ação o Plano Operacional de Atuação em Crise, no estado máximo de Emergência às 11h30 desta manhã, com o objetivo de proceder à reposição da energia de forma mais célere possível.
“O Operador de Rede de Distribuição (E-Redes) tem mobilizado todo o dispositivo operacional dedicado à execução deste plano para poder restabelecer a distribuição de energia em território nacional”, destaca.
A REN — Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.
O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.