Seguir o O MINHO

Ave

Fafe apresenta voto de pesar pela morte de autarca de Matosinhos

em

O município de Fafe informou hoje ter aprovado por unanimidade um voto de pesar pela morte de Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos entre 2005 e 2017.


Foto (arquivo): CM Fafe

Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe. Foto (arquivo): CM Fafe

“Guilherme Pinto era um dos autarcas mais conhecidos e reconhecidos da região, que deixa uma obra notável no município, fruto de um aturado trabalho ao longo de três mandatos em favor do desenvolvimento e do bem estar das populações. A sua morte representa uma enorme perda para o Poder Local Democrático, numa altura em que Guilherme Pinto ainda teria muito a dar ao seu concelho e ao país. Em nome do Executivo Municipal, as mais sentidas condolências à família e amigos.”, declarou Raul Cunha, presidente da autarquia de Fafe.

Guilherme Pinto faleceu no passado domingo, vítima de doença prolongada. Além de presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, detinha a presidência do Fórum Europeu de Segurança Urbana, a presidência do Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade e a presidência da Casa da Arquitetura.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Fafe. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Ave

Crianças infetadas em escola de Vizela

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Vizela

Depois de uma funcionária ter acusado positivo à covid-19 na Escola Básica de Tagilde, “foram já detetadas mais de uma criança infetadas, aguardando-se ainda os resultados da totalidade dos testes”, adianta a Câmara de Vizela, reiterando a “possibilidade de um surto” naquela freguesia.

Recorde-se que, esta semana, foi detetado um caso positivo de covid-19 numa funcionária da Escola Básica de Tagilde, que levou ao seu imediato encerramento, “suspendendo todas as atividades do ATL a decorrer naquela escola e que estavam a ser frequentadas por 10 crianças”, sublinha a Câmara.

Escola encerrada em Vizela após caso positivo numa funcionária

“Entretanto, a Câmara estabeleceu contacto com a Delegada de Saúde, sendo que a situação está a ser acompanhada e monitorizada pelas autoridades de saúde, que já iniciaram a realização de testes covid-19 a todos os envolvidos, sendo que foram já detetadas mais de uma criança infetadas, aguardando-se ainda os resultados da totalidade dos testes”, anuncia a Câmara.

Portanto, como está “colocada a possibilidade de um surto, e apesar de a situação já se encontrar a ser acompanhada pelas autoridades de saúde”, a Câmara emitiu comunicado a apelar à população para se manter em casa e evitar a transmissão da doença na comunidade local.

Câmara assume “possibilidade de um surto” em freguesia de Vizela

Nesse sentido, pede aos vizelenses que não se desloquem no fim de semana ao S. Bento, argumentando que essa “visita pode ser realizada em qualquer outro dia durante o ano”. “Evite a concentração de pessoas”, apela a autarquia.

Continuar a ler

Ave

Ferido grave após capotamento na A7 em Famalicão

Acidente

em

Foto: Bombeiros de Famalicão / Facebook

Um homem ficou gravemente ferido após a viatura onde seguia se ter despistado e capotado na A7, ao quilómetro 10,3, no sentido Famalicão – Vila do Conde.

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão transportaram a vítima para o hospital de Braga.

Até ao momento não foi possível apurar a idade do ferido, mas segundo adiantou fonte da GNR a O MINHO trata-se de um idoso.

O alerta foi dado às 8:25.

A corporação de Famalicão mobilizou para o local sete operacionais e duas viaturas, tendo o apoio da VMER.

A GNR registou a ocorrência.

Notícia atualizada às 11h35.

Continuar a ler

Ave

Famalicão inaugura ‘monobloco’ em dia de aniversário da cidade

Dia da Cidade

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, foi o cicerone da sessão solene do Dia da Cidade, que se realizou esta quinta-feira à tarde, na entrada principal do Parque da Devesa, junto à estação rodoviária.

O espaço, um dos grandes cartões de visita da cidade, passou a ser simbolicamente chamado de Praça da Cidadania e ostentará como elemento de homenagem aos famalicenses o símbolo do concelho e a palavra Famalicão em monobloco.

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Esta foi uma das formas que o município de Vila Nova de Famalicão encontrou para marcar o Dia da Cidade 2020, que se realizou realizou em circunstâncias muito especiais com uma grande homenagem coletiva do presidente ao território pela forma como Vila Nova de Famalicão soube reagir à pandemia da covid – 19.

“O que é justo este ano é medalhar todos os famalicenses”, disse o autarca aquando a apresentação da proposta para as comemorações do Dia da Cidade 2020.

“Os famalicenses deram e estão a dar uma resposta exemplar, não só ao nivel profissional – os profissionais da saúde, da segurança pública, os voluntários das corporações de bombeiros, mas também muitos profissionais de outras áreas, como a recolha do lixo, o setor alimentar, agricultores, indústrias e seus trabalhadores, transportadoras e seus motoristas de ligeiros e pesados, etc… -, mas também ao nível pessoal, pela forma como as pessoas souberam recolher-se ao confinamento familiar e sabem acatar as regras da DGS, ajudando desta forma a combater a propagação da covid 19”.

Continuar a ler

Populares