Seguir o O MINHO

Barcelos

Exposição com obras inéditas de Maria Keil é inaugurada hoje em Barcelos

Apresentação de inéditos

em

Câmara de Barcelos. Foto: O MINHO (Arquivo)

Uma exposição sobre o processo criativo da pintora e ilustradora portuguesa Maria Keil (1914—2012), com obras inéditas, vai ser hoje inaugurada, às 16:00, na Galeria Municipal de Arte, em Barcelos.


“O Processo Criativo de Maria Keil” abarca o percurso criativo de Maria Keil, com a apresentação de inéditos do seu espólio pessoal, de acordo com a organização.

Maria Keil é reconhecida pela crítica como tendo contribuído grandemente para o processo de mudança operada na arte portuguesa no século XX.

Com uma obra extensa e plena de diversidade, Maria Keil pertence à segunda geração de pintores modernistas, e a arte e a intervenção cívica marcaram o seu percurso, pois foi uma artista defensora de valores democráticos e progressistas.

Reconhecida como um dos nomes mais emblemáticos da História da Arte Contemporânea portuguesa, criou uma vasta obra nas áreas de pintura, desenho, ilustração, azulejaria, design gráfico, artes decorativas, tapeçaria e também no teatro, através de figurinos e cenografia.

Esta mostra resulta de uma parceria entre o Município de Barcelos e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), no ano em que aquela instituição comemora 25 anos de existência, e estará patente até 17 de novembro.

Em 2013, em vésperas do centenário de Maria Keil e na passagem dos 80 anos da sua carreira, a exposição antológica “Maria Keil – De Propósito, Obra Artística”, organizada pelo Museu da Presidência da República, no Palácio da Cidadela de Cascais, cumpriu depois uma itinerância pelo país, dando origem ao catálogo homónimo, que atravessa as diferentes áreas de intervenção da artista.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, vai estar presente hoje, na inauguração da exposição “O Processo Criativo de Maria Keil”.

Anúncio

Barcelos

Incêndio em poste de eletricidade provoca falhas de luz em Barcelos

Trovoada

em

Foto: Posto Avançado de Fragoso - Bombeiros de Barcelos / Facebook

A trovoada na madrugada desta segunda-feira provocou um incêndio num poste de eletricidade, em Fragoso, Barcelos.


O incêndio, na Rua de S. Pedro, provocou falhas na rede elétrica e de fibra em muitas casas daquela freguesia.

Os Bombeiros de Barcelos, através do Posto Avançado de Fragoso, acorreram ao local com cinco operacionais e uma viatura.

“Foi comunicado à EDP que prontamente enviou uma equipa para realizar todos os procedimentos de segurança, de modo a podermos extinguir o incêndio”, referem os bombeiros na sua página de Facebook.

Continuar a ler

Barcelos

Jipe transporta Nossa Senhora por freguesias de Barcelos

Mês de Maria

em

Foto: Vitor Vasconcelos / O MINHO

A imagem de Nossa Senhora de Fátima percorreu, esta noite de sábado, ruas de freguesias de Barcelos, numa manifestação de fé promovida por populares.


Vídeo: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Da mesma organização que levou a cruz pascal pelas freguesias de Lijó, Galegos Santa Maria e Galegos São Martinho, as viaturas voltaram a percorrer as ruas daquelas três freguesias em jeito de encerramento do Mês de Maria, celebrado ao longo do mês de maio.

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Recorde-se que este sábado foram celebradas as primeiras missas com a presença de fiéis, após mais de dois meses do encerramento das igrejas, face à pandemia de covid-19.

Continuar a ler

Barcelos

Homem de 53 anos detido por tráfico de droga em Barcelos

PSP

em

Foto: DR

Um homem de 53 anos foi detido por tráfico de droga, na quinta-feira, em Barcelos.


A detenção ocorreu pelas 22:30 na Rua de Santo António, no centro da cidade, quando os agentes “se
encontravam em missão de serviço de prevenção à criminalidade”, refere a PSP.

O suspeito tinha em sua posse cocaína suficiente para 25 doses e heroína suficiente para 3 doses, que lhe foram apreendidas.

O detido foi informado que irá ser notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Famalicão.

Continuar a ler

Populares