A neve que desde ontem tem caído em Montalegre, no distrito de Vila Real, deixou a localidade sob um manto branco.
É uma das localidades que registaram maior acumulação.
Estas fotografias partilhadas pela página Meteo Trás-os-Montes – Portugal evidenciam a acumulação de neve em Salto e Pitões das Júnias, já no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quarta-feira aguaceiros em geral fracos, sendo de neve nas terras altas do Norte e Centro, e diminuindo de frequência e intensidade a partir da tarde.
A temperatura máxima sentida não deverá passar os 10ºC em todo o Minho.
Para os distritos de Braga e Viana do Castelo, são esperados períodos de aguaceiros até início da tarde, com maior prevalência à hora de almoço. Ao longo da tarde, o céu ficará parcialmente nublado e não deverá chover até ao dia seguinte, esperando-se céu limpo ao início da noite.
Para esta quarta-feira é ainda esperado vento forte no litoral e nas terras altas e uma agitação marítima forte, pelo que se mantêm vários avisos em vigor.
A nível nacional, o IPMA prevê aguaceiros, em geral fracos, sendo mais frequentes no litoral e nas terras altas do Norte e Centro, onde podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde.
No Minho, a grande maioria das montanhas com mais de 600 metros já apresentam os efeitos da queda de neve que ocorreu durante toda a madrugada.
Está prevista queda de neve acima de 600/800 metros de altitude no Norte e Centro e, até ao início da manhã, nos pontos mais altos da Serra de S. Mamede, no Alentejo.
O vento será fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 75 e até 85 km/h, respetivamente, até ao início da manhã.
É esperada formação de gelo, em especial no interior, e descida de temperatura.