Estaleiros de Viana já constroem quinto navio oceânico de Mário Ferreira

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo já arrancaram com a construção do quinto navio oceânico da categoria Explorador – o MS World Seeker – a pedido do empresário Mário Ferreira, deu conta o próprio esta quinta-feira através das redes sociais.

“Bela manhã em Viana, o sol decidiu aparecer e facilitar a visita aos estaleiros. Arrancou finalmente a construção do nosso quinto navio de expedições, quatro já navegam e este em breve se juntará a eles”, escreveu o dono da Douro Azul e da Mystic Cruises, que promove cruzeiros nestes navios um pouco por todo o mundo.

Segundo a Martifer, responsável pelos estaleiros, os navios são da gama Explorer e de classe de cruzeiro, construídos com base no Código Polar (classe de gelo), sistema de Propulsão Híbrida e com a capacidade de acomodar 200 passageiros e 112 tripulantes, de acordo com “os mais elevados padrões de qualidade e conforto”.

Depois do leque destes cinco primeiros navios (a incluir o MS World Explorer, que já navega desde 2019), os estaleiros de Viana vão construir outros três navios oceânicos de expedição no gelo para a Mystic Cruises, grupo do conhecido empresário, num “valor total estimado de 286,7 milhões de euros”.

A Martifer, empresa que constrói os navios, indicava que, até 2024, a Mystic Cruises totalizaria uma “frota de sete navios desta gama que se revelam como verdadeiros embaixadores de Portugal, levando aos quatro cantos do mundo um enorme conjunto de marcas portuguesas que integram a sua construção”.

Recorde-se que, apesar do tamanho, são considerados navios cruzeiros de pequeno porte. Nas redes sociais, o empresário Mário Ferreira previa que os “navios pequenos com muita qualidade e menos de 200 passageiros vão ter uma enorme procura” na fase pós-pandémica.

Segundo um relatório da consultora VesselsValue, a frota mundial deste tipo de navios cresceu 65% em termos de capacidade para passageiros, atingindo os 700 mil.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x