Braga Parque cancela exposição polémica após críticas

Foto: DR

O centro comercia Braga Parque anunciou hoje que cancelou a exposição “ContraNatura”, do artista italiano Giacomo Cossio, que estava patente desde ontem e que iria ficar disponível até 13 de junho.

“O Braga Parque gostaria de informar que, após uma cuidadosa reflexão e considerando os apelos da comunidade – que tanto preza -, tomou a decisão de cancelar a exposição ‘ContraNatura’. Acreditando que esta mostra seria mais uma iniciativa e oportunidade para transmitir uma mensagem em prol do ambiente, o shopping reconsiderou, avaliou criteriosamente todos os detalhes do processo, pediu pareceres e optou pelo término da mesma”, lê-se na nota emitida hoje pelo ‘shopping’.

Como O MINHO noticiou, a instalação de arte intitulada era composta por 230 plantas intervencionadas e totalmente revestidas a cor-de-rosa choque e azul-turquesa,

Num vídeo publicado ontem no Instagram, a ‘influencer’ Sofia Manuel, mais conhecida como “A Tripeirinha”, que conta com 194 mil seguidores e que ficou popular por dar dicas sobre plantas nas redes sociais, critica a pintura já que iria impossibilitar a “fotossíntese” das plantas e que uma eventual limpeza iria implicar o desperdício uma grande quantidade de água.

Ainda durante o dia de ontem, em comunicado enviado hoje às redações, o centro comercial de Braga garantia que pintura não colocava “em risco” a sobrevivência das plantas, realçando a “importante mensagem” que a exposição transmitia.

Criada pelo artista italiano Giacomo Cossio, que expõe pela primeira vez em Portugal, esta obra pretendia “demonstrar a resistência e resiliência da natureza, com o objetivo de revelar a sua força para recuperar perante as tentativas destrutivas do Homem”.

“O Braga Parque tem o maior respeito pela Natureza e pelas preocupações expressas pela comunidade. Neste sentido, o cancelamento desta exposição, com efeitos imediatos, reflete o seu compromisso em ouvir e agir em conformidade”, acrescentou o Braga Parque, no comunicado publicado hoje.

Após o cancelamento da instalação, será dado início à “preservação das plantas” com o apoio da ‘influencer’ Sofia Manuel e da empresa Arvorena, especializada na manutenção de jardins e espaços verdes. Após essa recuperação, as plantas serão doadas a instituições de Braga, como já estava previsto.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Colisão com quatro carros provoca três feridos em Esposende

Próximo Artigo

Euromilhões: Apostador estrangeiro ganha 'jackpot'. Em Portugal saíram prémios de 17 mil euros

Artigos Relacionados
x