Seguir o O MINHO

Alto Minho

Esta mamoa no Parque Peneda-Gerês tem mais de cinco mil anos e foi recuperada

Arqueologia

em

Foto: CM Melgaço

A mamoa do Batateiro, localizada há mais de cinco mil anos em Melgaço, foi recentemente reabilitada com a inclusão de um parque de merendas, foi hoje anunciado.

Para além desse novo espaço de lazer, foi ainda realizada a pavimentação de uma área para permitir o estacionamento de várias viaturas naquele local situado na freguesia de Gave, já dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês.

De acordo com uma nota publicada nas redes sociais, a autarquia de Melgaço destaca ainda a delimitação entre aquele espaço arqueológico e terrenos de cultivo de batatas, impedindo agora a entrada de automóveis na plantação.

Fonte: CM Melgaço

Fonte: CM Melgaço 

Também o monumento megalítico está agora delimitado.

Segundo a Câmara de Melgaço, a Mamoa do Batateiro é um monumento megalítico de razoáveis dimensões, com significativos vestígios estruturais, no que concerne à câmara dolménica, constituída por sete esteios.

Na superfície interna do esteio da cabeceira detetam-se ténues vestígios de gravuras.

De salientar que esta mamoa se encontra situada a poucos quilómetros do planalto de Castro Laboreiro, onde existe uma necrópole megalítica com cerca de uma centena de monumentos da pré-história.

Populares