A freguesia de Gavieira, em Arcos de Valdevez, é uma das ‘aldeias’ de montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês que hoje acordou com um manto branco, depois de nevar de forma mais intensa durante a madrugada e início da manhã deste sábado.
Através das redes sociais, Joaquim Campos, autarca de uma freguesia vizinha, Cabana Maior, mostrou o manto branco que cobre não só a Gavieira como a branda Bouça dos Homens, com camadas de neve acumulada acima dos 5 centímetros previstos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


































Fotos: Joaquim Campos
Na manhã deste sábado, e até ao meio-dia, os distritos de Braga e de Viana do Castelo encontram-se sob aviso amarelo por causa da queda de neve, que ocorrerá “acima de 800/1000 metros de altitude, com acumulação até 5 cm acima de 1000/1200 metros”.
A partir das 12:00 horas de hoje, é também ativado o aviso amarelo nestes dois distritos por causa da precipitação, com “períodos de chuva e aguaceiros, por vezes forte”. Este aviso ficará em vigor até às 21:00 horas de hoje.
A partir das 15:00 horas deste sábado, é ativado o aviso amarelo por causa do vento, com rajadas até 85 km/h vindas de noroeste. O aviso termina às 21:00 horas.
A partir das 06:00 horas de domingo, o IPMA vai ativar o aviso laranja para agitação marítima, que afeta os concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha. São esperadas ondas de 12 metros. Este aviso fica em vigor até à manhã de segunda-feira.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje, em Portugal Continental, períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos e frequentes no Norte e Centro, bem como a queda de neve acima de 1.000 metros de altitude.
O vento soprará por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas.
Para hoje, prevê-se também uma descida da temperatura.