A ‘Box House’, em Paredes de Coura, está nomeada para os prémios internacionais de arquitetura Golen Trezzini, nas categorias de Reconstrução e Melhor Restauro e de Melhor Projeto de Casa Privada, anunciou na sexta-feira a organização do concurso, que terá como júri 200 arquitetos, entre os quais o português Souto Moura.
A construção, que começou a ganhar forma em 2019 a partir de um local em ruínas, foi idealizada pelo arquiteto courense Tiago Sousa e totalmente construída com trabalhadores da própria vila. Atualmente, encontra-se perfeitamente habitável e é motivo de curiosidade um pouco por todo o país e pelo mundo, em termos de construção.
A obra não passou despercebida à organização dos prémios Golden Trezzini, criados em 2018 em homenagem a um arquiteto suíço/russo, e que já são considerados como dos mais importantes na Europa para esta área.
Para além da casa localizada em Romarigães, estão ainda nomeados outros onze projetos nacionais, por entre centenas a nível mundial divididos por 20 categorias.
A casa
Tiago Sousa, na descrição do projeto, ao qual O MINHO acedeu, explica que a Box House é um projeto de reabilitação que representa, de forma contínua, o conflito entre “memória das experiências passadas com o impulso da vida contemporânea”.
O volume é típico de uma casa do Minho, com formas rígidas e construção rude, intimamente ligado ao local onde se encontra: uma pouco sofisticada mas encantadora “praça” rural.
O arquiteto explica que a intenção passa por causar “sentimentos contraditórios” a quem observa o edifício. “Explora o balanço e tensão entre o que existia e a forma proposta. A cor, materialização, forma e posição causam uma distinção propositada entre o velho e o novo”, considera Tiago Sousa.
Trata-se de uma casa para uma família regular, com dois pisos: espaços sociais no inferior e dois quartos e uma casa de banho no piso superior. Os dois quartos têm exatamente a mesma medida, mantendo a intenção de simetria do autor.
Nos espaços sociais há cozinha, sala de jantar e estar, devidamente organizadas de Norte para Sul, em sequência. Há ainda umas escadas de acesso ao piso superior que se apresentam também como um elemento decorativo, com design fluído e curvilíneo.
O prémio
A missão dos prémios Golden Trezzini passa por estabelecer uma nova comunidade de especialistas que contribuam para a junção da arquitetura, design, restauro e museologia, em conjunto com diplomatas, empresários, imprensa, Estado e academias, nomeadamente de Arte.
O principal objetivo é reconhecer e promover projetos de arquitetura e design que demonstrem valor artístico.