Seguir o O MINHO

Desporto

Esquiadora de Guimarães representa Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno

Vanina Guerillot de Oliveira

em

Foto: DR

A esquiadora Vanina Guerillot de Oliveira, 17 anos, nascida em França e com raízes portuguesas em Atães, no concelho de Guimarães, vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) de inverno, que se disputam em Lausana, na Suíça, no início do próximo ano, anunciou esta quarta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP).

A jovem, que tem nacionalidade portuguesa desde que nasceu, representa a Federação de Desportos de Inverno de Portugal desde os 12 anos, depois de ver fechadas algumas portas na federação francesa.

Aos dois anos começou a esquiar aproveitando o facto de viver a 50 metros de uma instância de esqui em França, contou ao DN em fevereiro de 2019. O pai, Yannick Guérillot, é instrutor da modalidade e representou França na Taça da Europa de esqui. A mãe, Alice, nasceu em Grenoble, França, mas tem as raízes familiares em Atães, Guimarães.

Além da jovem esquiadora, também Manuel Ramos, 17 anos, natural da Covilhã, vai participar nas provas de esqui alpino de slalom e slalom gigante nos JOJ, que vão decorrer entre 09 e 22 de janeiro de 2020.

Os JOJ destinam-se a atletas com idades entre os 15 e os 18 anos e têm no seu programa de competições 16 modalidades e disciplinas: biatlo, bobsleigh, combinado nórdico, curling, esqui alpino, esqui estilo livre, esqui de fundo, esqui-montanhismo, hóquei no gelo, luge, patinagem artística, patinagem de velocidade, patinagem de velocidade em pista curta, saltos de esqui, skeleton e snowboard.

Populares