Foi este domingo inaugurada a requalificação da rua Barão de Maracanã, em Esposende, uma via de “grande importância” para as acessibilidades das freguesias de Belinho e Antas e ponto de passagem do Caminho da Costa para Santiago de Compostela.
Também foi benzido o novo autocarro da Junta da União de Freguesias de Belinho e Mar que “contribuirá significativamente para a mobilidade dos utentes, das associações locais e da comunidade em geral”. A bênção do veículo e da rua requalificada esteve a cargo do padre José Manuel Ledo.
Em comunicado, a autarquia explica que a intervenção na rua Barão de Maracanã consistiu no alargamento da via, pavimentação e execução da rede de águas pluviais, integrando-se na estratégia de requalificação viária já concretizada em outras artérias próximas. O investimento, no valor de cerca de 120 mil euros, foi assegurado pelo Município de Esposende através de transferências para as Juntas da União de Freguesias de Belinho e Mar e de Antas.
Citado na mesma nota, Guilherme Emílio, presidente da Câmara de Esposende, destacou o simbolismo das duas iniciativas: “O autocarro que hoje abençoamos é muito mais do que um meio de transporte. É um símbolo de cuidado, de atenção e de compromisso. É o veículo que facilita a vida de todos aqueles que dependem dele todos os dias.” Referiu ainda que “a Rua Barão de Maracanã é mais do que uma infraestrutura. É um laço de amizade, de proximidade e de esperança. Hoje celebramos aquilo que o poder Autárquico faz de melhor: cuidar das pessoas, melhorar a vida das nossas comunidades e fortalecer os laços que nos unem”.
O presidente da Junta de Freguesia de Antas, José Viana, destacou a cooperação interinstitucional e referiu que a rua Barão de Maracanã “tem o mesmo nome em duas freguesias e pode ser batizada como Rua da Amizade.” O autarca enalteceu os investimentos já realizados na freguesia e sublinhou a importância desta obra, sendo esta a última rua habitacional da freguesia que permanecia por pavimentar.
Também Manuel Abreu, presidente da União de Freguesias de Belinho e Mar, salientou a utilidade do novo autocarro no apoio à comunidade e destacou a relevância da Rua Barão de Maracanã, agora requalificada, “por ser ponto de ligação entre duas freguesias, mas também ponto de passagem de milhares de peregrinos”.