Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende acolhe Escola Internacional de Arqueologia Náutica e Subaquática

em

A Escola de Arqueologia Náutica e Subaquática, denominada Escola de Verão Internacional de Arqueologia/ 2015, encontra-se, até ao dia 23 de agosto, na cidade de Esposende.

Em questão está o estudo do achado do navio de Época Moderna arrojado na praia do Belinho, na sequência do forte temporal de janeiro de 2014.

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Esposende, este “achado tornou-se numa das mais importantes descobertas arqueológicas de valor internacional em contexto subaquático para a Época Moderna”.

Desta descoberta, já foram contabilizadas peças do navio com mais de 60 madeirames e da sua carga. Mais de duas centenas de pratos em estanho, duas dezenas de pratos em latão, duas dezenas de balas de canhão em pedra e fragmentos de ânforas de outro naufrágio, na Época Romana, foram já encontradas.

A Escola de Verão Internacional de Arqueologia resulta da “implementação do projeto em rede sobre o sítio arqueológico da praia de Belinho que procura, nos diversos parceiros, a inovação no que respeita à investigação, valorização e divulgação destes achados”, acrescenta o mesmo comunicado.

Populares