Seguir o O MINHO

Braga

Vem aí uma hora de chuva intensa em Braga. Proteção civil deixa alerta

Mau tempo

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

A probabilidade de ocorrência de aguaceiros ‘rápidos’ e intensos ao final da tarde e início de noite desta terça-feira é grande em Braga, levando a que a Proteção civil municipal divulgasse um alerta à população. De acordo com aquela divisão, é esperada a queda de precipitação intensa entre as 19:15 e as 20:30.

Recorde-se que desde o final da tarde têm ocorrido situações de aguaceiros fortes, trovoada e queda de granizo de grandes dimensões no interior minhoto, em concelhos como Fafe, Terras de Bouro e Cabeceiras de Basto.

Como medidas preventivas, a Divisão Municipal recomenda à população que desobstrua sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Apela ainda à condução defensiva, reduzindo a velocidade, e evitar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

É recomendado ainda especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em locais de vento mais forte.

A proteção civil pede para se ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a estes fenómenos.

Prestar atenção aos grupos mais vulneráveis (crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo), é outra das recomendações.

Populares