Chuva, trovoada e granizo de grandes dimensões chegam ao Minho

Mau tempo
Chuva, trovoada e granizo de grandes dimensões chegam ao minho

O intempérie que se abate sobre o interior Norte de Portugal continental já chegou a alguns concelhos do Minho, como é o caso de Fafe, Cabeceiras de Basto e Terras de Bouro.

Neste último município, onde se encontra a vila do Gerês, há registo de queda de bolas de granizo de grandes dimensões, provocando estragos nas hortas e quintais de muitos populares.

Um dos registos, enviados a O MINHO por Flormina Gonçalves, mostra o momento em que a ‘granizada’ se abate sobre as hortas da família, no lugar de Travassos, freguesia de Vilar.

Explica que, apesar de serem de pequenas dimensões e em contexto de horta, as plantações de pepinos e de feijão-verde ficaram arruinadas com a intempérie.

Vídeo: Cedido a O MINHO por Flormina Gonçalves

Também em Fafe, cerca das 19:00 horas, aguaceiros fortes e trovoada fizeram-se sentir um pouco por todo o município, conforme documentam as imagens publicadas pela Fafe TV.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas de vento forte, segundo o IPMA

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo para aqueles quatro distritos do continente vai estar em vigor entre as 14:00 e as 21:00 de hoje.

O meteorologista Bruno Café adiantou à Lusa que para hoje estão previstos aguaceiros no interior Norte e Centro, que poderão ser por vezes fortes de granizo e acompanhados por trovoadas, especialmente no período da tarde.

“Até quarta-feira, existem condições de instabilidade devido a uma depressão em altitude, pelo que é provável a ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões Norte e Centro, em especial no interior”, disse.

Segundo Bruno Café, para quarta-feira ainda estão previstos aguaceiros e trovoada, mas a probabilidade de ocorrerem já será menor em relação ao dia de hoje.

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Braga recebe conferência com o tema “brasil - oportunidades de internacionalização para as pme portuguesas”

Braga recebe conferência com o tema “Brasil - Oportunidades de Internacionalização para as PME portuguesas”

Próximo Artigo
Vem aí uma hora de chuva intensa em braga. Proteção civil deixa alerta

Vem aí uma hora de chuva intensa em Braga. Proteção civil deixa alerta

Artigos Relacionados