Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Espanhola detida durante a Vaca dos Cordas por tráfico de droga

em

Foto: DR/Arquivo

Uma mulher foi detida na madrugada desta quinta-feira no centro histórico de Ponte de Lima durante a Vaca das Cordas por suspeita de tráfico de drogas.


A PSP apercebeu-se do comportamento da mulher, uma cidadã espanhola de 44 anos, que tinha na sua posse 43 doses de cocaína, 12 doses de haxixe, 7,46 doses de canábis, ecstasy, uma balança de precisão e outros utensílios para corte de substâncias e ainda 1060 euros.

A suspeita será presente a tribunal esta sexta-feira, segundo avança o “JN”.

Anúncio

Alto Minho

Ponte de Lima ganha este domingo um novo padre

Religião

em

Foto: Notícias de Viana / Diocese de Viana

Ponte de Lima passa a contar, a partir deste domingo, com um novo pároco saído do concelho. Paulo Alves, de 25 anos, é natural de Correlhã e será ordenado neste domingo.

Depois do seminário, Paulo Alves fez o estágio pastoral em Perre e Outeiro, cumprindo como diácono na paróquia de Nossa Senhora da Fátima, isto tudo no arciprestado de Viana do Castelo. Em entrevista ao Notícias de Viana, jornal da diocese do Alto Minho, explica que a sua ordenação será “um momento de profunda responsabilidade”.

“Se, por um lado, me sinto inundado por uma grande alegria por se tratar do culminar de longos anos de formação e de preparação, por outro, tenho consciência da grandeza da missão para a qual sou chamado e serei enviado, especialmente, nesta época de profundas mutações na sociedade, em que urge da parte da Igreja, uma renovação das suas práticas pastorais”, disse o ainda diácono.

Explica que foi na infância quando começou a sentir vocação para a vida sacerdotal, através de dois momentos cruciais.

“O primeiro momento aconteceu por volta dos 14 anos, por meio de um familiar – a tia-bisavó Lurdes, irmã do padre Lourenço –, que afirmava acreditar que eu possuía vocação para a vida religiosa ou sacerdotal”, confessa.

“Posso dizer que ela foi a minha primeira diretora espiritual pois, nos nossos encontros, ela fez-me compreender como o Senhor nos vai interpelando a partir de pequenos sinais do quotidiano”, acrescentou.

“O segundo – e que foi aquele que me colocou definitivamente perante a interrogação – teve o seu lugar já aos 16 anos, quando, no entardecer de um sábado veranil, uma senhora que então desconhecia – a irmã Lurdes – me abordou no adro da igreja e questionou se já tinha “pensado em entrar no Seminário””, revela.

O padre Paulo Alves será ordenado sacerdote neste domingo, dia 08 de novembro, numa cerimónia que decorre na igreja da Correlhã, a partir das 15:30, que será presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

A missa será transmitida a partir da página de Facebook da diocese de Viana do Castelo.

Continuar a ler

Alto Minho

Números disparam em Ponte de Lima. Há 218 casos ativos, mais de metade em lares

Covid-19

em

Foto: O MINHO

O concelho de Ponte de Lima contava, pelas 21:00 horas desta sexta-feira, com 218 casos ativos de covid-19, mais 56 do que na passada quarta-feira, apurou O MINHO junto de fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Pelo menos 124 casos são em lares.

Ao longo dos últimos três dias, o concelho não registou nenhum óbito, mantendo-se o número de cinco no total.

Há mais 13 recuperados, somando agora 150.

No total, desde o início da pandemia, Ponte de Lima conta com 373 casos positivos do novo coronavírus.

Continuar a ler

Alto Minho

Sobe para 83 número de infetados na Casa da Caridade em Ponte de Lima

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

O Lar Nossa Senhora da Conceição (Casa da Caridade), em Ponte de Lima, anunciou hoje que o número de infetados subiu depois de serem conhecidos novos testes realizados na passada quarta-feira. De acordo com a agência Lusa, a instituição tem agora 65 idosos e 18 funcionários com testes positivos.

Contactado pela agência Lusa, Agostinho Freitas, diretor, explicou que uma utente de 85 anos morreu na terça-feira, vítima de covid-19, conforme já havia noticiado O MINHO na passada quarta-feira.

O responsável disse que hoje foram conhecidos os resultados dos testes realizados a 28 funcionários, sendo que cinco deram positivo”, pelo que, do total de 40 trabalhadores, “atualmente estão infetados 18″.

Quanto ao total de idosos que a instituição acolhe (67), 65 estão infetados.

Os dois utentes que tiveram resultado negativo ao teste para a infeção do novo coronavírus estão instalados numa unidade hoteleira em Ponte de Lima para onde foram transferidos na sequência do surto que atingiu a instituição.

O surto de covid-19 associado a esta estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) teve início no final de outubro, com a confirmação dos dois primeiros casos em utentes.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.792 pessoas dos 166.900 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continuar a ler

Populares