Seguir o O MINHO

Alto Minho

Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana galardoada com Bandeira Verde Eco-Escolas

em

Mosteiro de Refóios do Lima e Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. Foto: DR

A candidatura do projeto Eco-Escola da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), com sede em Refóios do Lima, concelho de Ponte de Lima, foi avaliada e aprovada, tendo sido galardoada com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2016/17.

“Trata-se de um galardão que reconhece e premeia o bom trabalho realizado em prol do ambiente e sustentabilidade pela escola”, explica a instituição.

A entrega da bandeira verde será entregue no DIA BANDEIRAS VERDES 2017 que decorrerá em Mafra, a 27 de setembro.

Bandeira Verde consiste no galardão atribuído às escolas que se candidataram e implementaram os sete passos definidos na metodologia de uma Eco-Escola.

Os 7 passos da Bandeira Verde

Conforme está disponível no site da Eco-Escolas, são 7 os passos que compõe a metodologia. A saber:

  1. Formalização de um Conselho Eco-Escola (grupo de trabalho com representação dos alunos em maioria, professores, funcionários, pais, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades)
  2. Realização de uma Auditoria Ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo)
  3. Plano de Ação (planificação/previsão das atividades nos 3 temas-base e num dos temas do ano)
    temas-base: Água, Resíduos, Energia
    tema do ano 2017-18: Floresta
  4. Monitorização e Avaliação (exemplos: análise dos indicadores de avaliação das atividades do plano de ação; criação de brigadas verdes para monitorização das ações da comunidade escolar)
  5. Trabalho Curricular (as atividades Eco-Escolas poderão ser integradas em várias disciplinas)
  6. Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local (divulgação do programa na escola e na comunidade e articulação com outras entidades; propõe-se também a comemoração da implementação na escola sob a forma de Dia Eco-Escolas – dia à escola por cada escola)
  7. Eco-Código (conjunto de frases elaborado pelos alunos da escola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola)

Populares