As equipas de socorro ainda não tinham chegado, ao final da tarde de hoje, ao local provável onde se encontram nove pessoas perdidas na Serra do Gerês, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.
Fonte do CDOS de Braga disse que a operação de busca está em curso, estando as equipas de socorro a percorrer o trilho a pé à procura do local.
Fonte do destacamento territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana adiantou que as nove pessoas “ainda não foram encontradas” e que a GNR perdeu o contacto, via telemóvel, com os desaparecidos “já há algum tempo”.
A mesma fonte adiantou que as buscas vão continuar até serem encontradas as nove pessoas, mesmo que se prolonguem durante a noite.
Nove pessoas, todas adultas, estão perdidas do trilho, na zona de Rocalva, concelho de Terras de Bouro, no Parque Natural da Serra do Gerês, tendo sido dado o alerta às 16:30.
O pedido de auxílio foi feito para a GNR através do telemóvel e na, altura, segundo a corporação, as noves pessoas estavam bem.
A fonte do destacamento territorial de Braga da GNR realçou que o estado do tempo está a dificultar as buscas, estando na zona da Serra do Gerês muito frio, nevoeiro e chuva.
Segundo o CDOS de Braga, na operação estão envolvidas três equipas da GNR, nomeadamente o Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) e do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SPNA), uma equipa dos bombeiros voluntários de Amares e quatro ambulâncias dos bombeiros de Terras de Bouro, Vieira do Minho e da Cruz Vermelha.
As ambulâncias foram colocadas junto à Cascata do Arada por prevenção.