Carlos Palhares, empresário natural de Viana do Castelo, comprou 51% do capital da M2Bewear, empresa portuguesa que detém a histórica marca de sapatilhas Sanjo, foi hoje anunciado. O objetivo é a internacionalização.
Além das sapatilhas Sanjo, a M2Bewear tem também uma área de negócio dedicada a fardas e equipamentos de proteção individual (EPI).
A maioria do capital da empresa foi adquirida pela Head Value, ‘holding’ liderada por Carlos Palhares, que também é o fundador da MecWide, em Barcelos.
Em comunicado enviado a O MINHO, é explicado que esta operação “tem como objetivo acelerar o crescimento e internacionalização dos negócios e marcas da M2Bewear, permitindo à empresa garantir os recursos necessários para a sua próxima etapa de desenvolvimento”.
Como O MINHO deu conta numa reportagem de 2020, a Sanjo – originalmente de São João da Madeira – fora revitalizada, a partir de 2019, por dois empresários de Braga, Hélder Pinto e José do Egipto.
“Graças a essa visão, a marca consolidou-se novamente como uma referência no mercado português, conquistando uma nova geração de consumidores e preservando o seu legado histórico”, refere o comunicado.
“Agora, a Sanjo pretende acelerar a sua estratégia de crescimento com uma aposta na expansão internacional e na digitalização. A entrada da Head Value permite à empresa reforçar capitais e incorporar experiência de gestão especializada, beneficiando da visão de Carlos Palhares e do seu ‘know-how’ acumulado na internacionalização e crescimento de marcas e negócios”, acrescenta.

“Sanjo fez parte da minha infância”
“A Sanjo fez parte da minha infância e juventude bem como de todos os portugueses da minha geração. É uma marca que nos desafia e obriga a honrar a sua bonita história. Temos pela frente o desafio da internacionalização e a melhoria contínua do produto num país tão rico no conhecimento da indústria do calçado”, afirma Carlos Palhares, citado no comunicado.
Hélder Pinto e José do Egipto, fundadores da M2Bewear, consideram que “a experiência da Head Value na internacionalização das suas participadas é uma mais-valia, pois este será um dos pilares desta nova fase da Sanjo”.
“A aposta na digitalização e inovação, desde a experiência de compra até à personalização do produto, também permitirá fortalecer a relação com os consumidores e tornar a marca mais competitiva num mercado global”, vincam.

Com esta aquisição, a M2Bewear “reforça a sua posição de referência no setor têxtil e de calçado, enquanto a Sanjo entra num novo ciclo de crescimento, mantendo-se fiel à sua identidade, mas preparada para conquistar novos mercados”.
A Head Value detém negócios em vários sectores de atividade, como a indústria e o turismo, sendo de destacar o controlo da Mecwide, empresa de serviços de engenharia na indústria metalomecânica especializada, sediada em Vila Seca, Barcelos.
Fundada em 1933
Fundada em 1933, a Sanjo tornou-se um ícone do calçado português, especialmente nas décadas de 40 e 50, quando era a marca de eleição da juventude.
Após um período de ausência, foi revitalizada em 2019, regressando ao mercado com modelos clássicos e novas interpretações do seu design original.
Agora, procura a internacionalização.
Os valores do negócio não foram revelados.