A JF Almeida, empresa sediada na vila de Moreira de Cónegos, em Guimarães, investiu 15 milhões de euros numa nova linha de produção dedicada ao segmento de roupa de cama.
A empresa especializada na produção de felpos para banho e mesa já estava a atuar nesta área, através da Mi Casa Es Tu Casa, mas obrigava ao acabamento de muito tecido fora, gerando estrangulamentos na produção.
Assim, para melhorar a qualidade e assegurar uma capacidade de resposta mais rápida, a têxtil vimaranense desenvolveu uma nova linha de acabamentos específica para esta área de negócios, que levou ao reforço dos seus quadros com mais 45 pessoas, elevando para 835 o número total de trabalhadores.
Segundo o Dinheiro Vivo, que avança a informação, o investimento contemplou, ainda, uma nova fábrica, 30 teares e uma série de outros equipamentos produtivos necessários para o efeito.
A nova fábrica, que fez aumentar para cinco as unidades produtivas da JF Almeida, todas situados num raio de quatro quilómetros, arrancou em maio.
Este ano deverá assegurar um aumento de vendas na ordem dos 10%, mas, no próximo ano, a expectativa é que contribua, no mínimo, com 20% das vendas, diz João Almeida, administrador da empresa, citado pelo Dinheiro Vivo.
Aos 15 milhões acrescem, ainda, mais oito milhões de euros investidos na reconversão de equipamentos e em eficiência energética. A JF Almeida adquiriu novos painéis solares e instalou caldeiras a biomassa, alimentadas a madeira mas também a desperdícios de cotão, de modo a eliminar o uso de gás natural.
“Há cinco anos que investimos crescentemente em painéis fotovoltaicos, não só por uma questão de sustentabilidade ambiental, mas também financeira, atendendo aos preços do gás”, afirma João Almeida, salientando que essa aposta já permite assegurar uma autonomia energética de 18% a 20%.
“O que, para uma empresa como a nossa, já é muito bom”, frisa.
A JF Almeida teve em 2022 um volume de negócios de 59 milhões de euros.
Exporta aproximadamente 80% do que produz para mais de 35 países, com especial destaque para França, Espanha e Itália, estando também a apostar crescentemente no Canadá e nos Estados Unidos da América.