A Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko, foi recebida esta quinta-feira, nos Paços do Concelho de Braga, pelo presidente da Câmara, Ricardo Rio.
No encontro que teve com o autarca, a embaixadora reconheceu o papel da cidade de Braga na ajuda à Ucrânia e aos ucranianos.
“Fiquei particularmente surpreendida pelo nível de apoio que Portugal e Braga, em particular, empregou à Ucrânia desde o início do conflito”, referiu, citada em comunicado da autarquia.
Já Ricardo Rio destacou a solidariedade da população de Braga para com a Ucrânia. “Braga tem sido uma cidade amiga da Ucrânia. Ao longo dos últimos tempos temos tido a capacidade de mobilizar muitos recursos para ajudar o país e a sua população”, afirmou.
O autarca referiu que os ucranianos que se instalaram em Braga são cidadãos perfeitamente integrados na sociedade, sendo “elementos muito valiosos para o enriquecimento da diversidade cultural, social e económica que Braga ostenta”.
A par da presença na inauguração da AGRO, a diplomada visitou a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) onde será criado, com o apoio da Câmara de Braga, um setor dedicado à literatura ucraniana.
Na ocasião, o vereador João Rodrigues reiterou o compromisso de Braga no apoio à Ucrânia, não apenas no âmbito humanitário, mas também na valorização cultural.
“A criação deste espaço permitirá uma maior divulgação da cultura ucraniana e promoverá o intercâmbio entre as duas comunidades”, sustentou o vereador.
Nesta visita, o Consulado da Ucrânia no Porto ofereceu à BLCS os primeiros livros. A embaixadora deixou o compromisso de continuar este trabalho e aumentar o número de obras ucranianas na biblioteca de Braga.