Em maio de 1999, Braga ficou maior: abriu o Braga Parque – foi há 20 anos

Maior centro comercial a norte do Porto foi inaugurado a 13 de maio de 1999

Ícone da cidade de Braga neste século, o Braga Parque completou, esta segunda-feira, 20 anos. Foi inaugurado a 13 de maio de 1999, brilhava na cidade, naquela altura, o Braga Shopping, na Avenida Central. É propriedade da Urbaminho, S.A, empresa participada em 70 % pela Mundicenter SGPS e 30% por empresários bracarenses, que também é promotora, desde 2005, do Campus S. João, no Porto.

Com 180 lojas, mais de 2 mil postos de trabalho, 2.500 vagas de estacionamento e cerca de 8 milhões de visitantes por ano, o centro comercial é visto como um “comprovativo” do crescimento da capital do Minho, na sequência do fortalecimento da Universidade do Minho e da chegadas de empresas fortes, como a Bosch, e outros pólos tecnológicos e culturais.

António Afonso, director-geral do Braga Parque. Foto: O MINHO

“Se lembrarmos a zona em que está o Braga Parque há 20 anos, tinha a Universidade a seguir, mas a cidade terminava aqui”, recorda a O MINHO António Afonso, director-geral daquele shopping desde o primeiro dia.

“Aquilo que sentimos é que depois da abertura, a cidade cresceu muito para este lado. E orgulha-nos muito que, não só as pessoas de Braga, mas do Minho em geral, tenham a ideia de que o Braga Parque é um centro comercial à dimensão da cidade”, afirma.

Ana Paula Pereira, gerente da unidade da loja Vista Alegre. Foto: O MINHO

“Temos muitos clientes de Viana do Castelo, de Famalicão… espanhóis. As pessoas de outras cidades encaram o Braga Parque como deles também. É um shopping do Minho”, acredita Ana Paula Pereira, gerente da unidade da loja Vista Alegre, no shopping desde a sua inauguração.

Assinado pelo arquiteto Frederico Valassina, o projeto do Braga Parque já recebeu duas grandes expansões, uma em 2007, outra em 2009, o que permitiu a chegada de novas lojas, como a Fnac. Antes, o Braga Parque era um shopping de médias dimensões, agora conta com 54 mil metros quadrados de área de construção.

Numa das expansões, por exemplo, o centro comercial acabou por agregar o então hipermercado Feira Nova, atual Pingo Doce, que ficou mais pequeno e abriu espaço para a Primark.

“O shopping há 20 anos não tinha este tamanho, nem o mesmo número de lojas, e tinha menos marcas de renome e grandes grupos”, diz Ana Paula, como é conhecida por todos no local.

“O Braga Parque conseguiu conquistar este espaço, acabou por atrair as marcas que não estavam no início e que o tornam neste momento num shopping grande, que não fica nada atrás dos que ficam em outras cidades”.

Para o director-geral, a evolução do centro comercial surgiu naturalmente.

“Evoluiu porque foi uma novidade em Braga, um centro comercial do género. Foi entrando no hábito das pessoas e foi fazendo parte da cidade. Por outro lado evoluiu porque o próprio edifício evoluiu. O Braga Parque foi muito particular porque teve várias expansões, e, como um ser vivo, tornou-se maior no que é hoje”, completa António Afonso.

Apesar de ser o maior centro comercial a norte do Porto e atrair visitantes de todo o Minho e da Galiza, o Braga Parque caracteriza-se por ser um shopping dentro da cidade, que acaba por entrar na rotina dos bracarenses.

A localização acabou por contribuir para este perfil. O Braga Parque está na maior freguesia do concelho – São Victor – e muito próximo do campus de Gualtar da Universidade do Minho, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), de milhares de habitações e também do centro histórico.

“Somos um centro comercial muito grande, mas de cidade. O Braga Parque tem o perfil que atrai pessoas de toda a zona norte, que vêm ao fim de semana. Mas, por estar dentro da cidade, para os bracarenses está no dia-a-dia das pessoas. As pessoas vêm logo cedo para o supermercado, clínica dentária, e uma data de serviços, [pelo que] somos um centro comercial de frequência diária, um ponto de encontro para tomar um café, encontrar os amigos”, salienta o director-geral.

“O shopping está muito perto destes pólos culturais e muito importantes que fazem de Braga uma cidade importante, e ao mesmo tempo, o Braga Parque é um pólo comercial por excelência. É possível um shopping enquadrar-se na cultura e no dinamismo e no crescimento económico da cidade”, analisa Ana Paula.

O 20.º aniversário do Braga Parque está a ser celebrado pelas ruas de Braga e na região do Minho, com uma campanha de multimeios, sob o tema “Fazemos todos 20 anos”.

Na semana passada, o centro promoveu um shopping day, com iniciativas alusivas aos anos 1990, tendo recebido um concerto dos GNR no seu interior.

Até ao final do ano, o Braga Parque tem preparadas várias surpresas, que vão desde exposições a retratar a sua evolução, numa mensagem de agradecimento a todos os que fazem parte da história do centro, a ativações especiais de aniversário e passatempos.

 
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