Edifício do Bar Académico da UMinho reabre para tunas. Discoteca continua fechada

Estava encerrado desde o homicídio de Manu
Edifício do bar académico da uminho reabre para tunas. Discoteca continua fechada
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) vai reabrir, na terça-feira, o edifício do Bar Académico, em Braga, mas apenas a ala destinada aos grupos culturais, como as tunas. O espaço encontrava-se encerrado desde o homicídio do jovem de 19 anos, Manu, à porta do refere espaço de diversão noturna.

Esta decisão foi tomada em articulação com os grupos culturais, com a Reitoria da Universidade do Minho e com o Comando Distrital da PSP. O espaço destinado a bar continua fechado por tempo indeterminado.

A AAUM diz que estão “conscientes” de que as “atuais condições do edifício não são as ideais”, mas “todas as entidades envolvidas consideraram que esta reabertura parcial representa, neste momento, a melhor solução possível para garantir a continuidade da atividade dos Grupos Culturais, permitindo que os grupos retomem o seu trabalho de forma organizada, com acesso ao seu espaço e aos recursos indispensáveis ao seu funcionamento”.

“Este espaço, com mais de três décadas de história ligada à vida académica e cultural da Universidade do Minho, tem acolhido, ao longo dos anos, diversos Grupos Culturais. Estes, totalmente compostos por estudantes e antigos estudantes, no dia-a-dia ensaiam, criam, e animam a Academia e a cidade, representando a UMinho em palcos dentro e fora de Braga, carregando o seu nome para todos os cantos do país, e também Europa e pelo Mundo”, explica a direção da AAUM, em comunicado enviado às redações.

Atualmente, são 10 os diferentes grupos que têm sede de atividade neste ala.

“Estes grupos têm um papel essencial na promoção de uma verdadeira integração dos estudantes, navalorização do espírito académico e na produção cultural da cidade de Braga e região minhota. A sua atividade é desenvolvida em regime voluntário, procurando os seus membros apenas dar o seu contributo à cultura, à Academia… trabalhar em prol de algo maior. Enquanto agentes fundamentais na aproximação da Universidade à cidade, estes têm enriquecido a nossa vida cultural e afirmado a UMinho como uma instituição aberta, participativa e culturalmente a viva”, nota ainda, realçando a importância deste “regresso a casa” para a retoma dos ensaios regulares.

Como O MINHO noticiou, o Bar Académico foi encerrado por tempo indeterminado em 15 de abril deste ano, na sequência dos incidentes que resultaram na morte, à facada, de um jovem de 19 anos.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Luís querido e miguel rocha, do óquei de barcelos, são novidades da seleção para o europeu

Luís Querido e Miguel Rocha, do Óquei de Barcelos, são novidades da seleção para o Europeu

Próximo Artigo
Os números do eurodreams

Os números do EuroDreams

Artigos Relacionados