É já sexta-feira que arranca em Fafe o Campeonato de Portugal de Ralis

Com um dos melhores plantéis de sempre
É já sexta-feira que arranca em fafe o campeonato de portugal de ralis
Foto: Ivo Borges / O MINHO / Arquivo

O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) arranca sexta-feira em Fafe com um dos melhores plantéis de sempre, pois os mundialistas Kris Meeke (Toyota Yaris) e Dani Sordo (Hyundai i20) juntaram-se à ‘armada’ nacional, capitaneada por Armindo Araújo.

Resolvido o imbróglio que atrasou a atribuição do título nacional de 2024 ao norte-irlandês Kris Meeke, com a sentença do Tribunal Arbitral do Desporto que deu razão à equipa Hyundai, o CPR prepara-se para receber um dos plantéis mais fortes de sempre, com as presenças do próprio piloto britânico, que este ano troca a marca coreana pela Toyota, e o espanhol Dani Sordo, que assume o lugar deixado vago por Meeke na Hyundai.

Estes dois pilotos somam, entre si, oito triunfos no Mundial de Ralis (WRC), incluindo o de Meeke no Rali de Portugal de 2016, e vêm juntar-se a históricos como Armindo Araújo (sete vezes campeão nacional (2003, 2004, 2005, 2006, 2018, 2020, 2022), Ricardo Teodósio (2019, 2021 e 2023), que trocou a Hyundai pela Toyota, José Pedro Fontes (2015 e 2016) ou Pedro Meireles (2014).

No rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto nota ainda para a presença do letão Martin Sesks (Ford Puma), que vem preparar a sua participação no Rali de Portugal, que este ano foi substituído pelo Rali de Lisboa para os carros de duas rodas motrizes.

O calendário mantém-se com as mesmas oito provas que já foram disputadas em 2024 e que permitiram um dos campeonatos mais equilibrados de sempre, com o título a pender para Meeke por apenas dois pontos de vantagem sobre Armindo Araújo (Skoda Fabia).

O piloto português, campeão mundial de Produção em 2006 e 2007, procura um inédito oitavo título nacional, que lhe escapou em 2024 devido a um acidente sofrido em Chaves.

Por outro lado, Ricardo Teodósio mantém a tradição de ser campeão nos anos ímpares. Já aconteceu em 2019, 2021 e 2023.

A entrada da Toyota, com os Yaris Rally 2, vem permitir mais diversidade na disputa pelas vitórias e atrair mais atenção do público.

O campeonato termina a 18 de outubro, na Marinha Grande, após quatro ralis de terra e quatro de asfalto.

Para já, na abertura do campeonato, em Fafe, serão 44 os inscritos, 16 deles da categoria principal, a Rally 2.

A lista de inscritos engloba ainda a jovem promessa espanhola Gil Membrado, de apenas 17 anos e já piloto da Red Bull, que chega a Fafe depois do triunfo no recente Rali de Cáceres, também aos comandos de um Ford Fiesta.

Calendário

1. 07-08 mar – Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Cabreira e Boticas (terra), em Fafe e Felgueiras.

2. 27-29 mar – Rali Casinos do Algarve (terra)

3. 02-03 mai – Rali Terras D’Aboboreira (terra), em Amarante.

4. 15-18 mai – Rali de Portugal (terra), no norte e centro do país.

5. 13-14 jun – Rali de Castelo Branco (asfalto), em Castelo Branco.

6. 31 jul-02 ago – Rali Vinho da Madeira (asfalto), no Funchal.

7. 19-20 set – Rali da Água (asfalto), em Chaves.

8. 17-18 out – Rallye Vidreiro Centro de Portugal – Marinha Grande (asfalto), na Marinha Grande.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Lendária banda britânica the animals dá concerto em braga

Lendária banda britânica The Animals dá concerto em Braga

Próximo Artigo
Há um festival em valença onde pode comer os "cinco sabores" da lampreia

Há um festival em Valença onde pode comer os "cinco sabores" da lampreia

Artigos Relacionados