O Pavilhão Multiusos de Fafe recebe, na quinta e sexta-feira, a final nacional do STEM Racing Portugal, uma competição escolar de âmbito nacional, com apoio oficial da Fórmula 1.
De acordo com a organização, estarão presentes mais de 200 alunos e dezenas de professores de escolas básicas e secundárias de todo o país.
“A iniciativa desafia equipas de estudantes a projetar e construir carros de Fórmula 1 em miniatura, movidos a ar comprimido, combinando criatividade, engenharia e tecnologia. Mais do que uma simples corrida, durante dois dias, as melhores equipas escolares nacionais vão competir em provas nas áreas da engenharia, negócio, apresentação verbal e corrida, simulando o ambiente real de uma equipa de Fórmula 1”, refere ainda.
Além da vertente competitiva, o evento inclui momentos de convívio, como um jantar de gala e culmina com a entrega de prémios e cerimónia de encerramento.
O evento é organizado no âmbito do projeto Pense Indústria – Pessoas, Digitalização e Sustentabilidade, com o apoio dos centros tecnológicos CITEVE, CTCP, CTCOR, CATIM e CENTIMFE, e tem como missão “aproximar os jovens do universo industrial 5.0 e tecnológico de forma prática e inspiradora”.
Projeto “abre horizontes”
“Já tivemos casos de alunos que seguiram para cursos superiores ligados à tecnologia, engenharia ou design industrial, motivados pela experiência no STEM Racing. Este projeto abre horizontes, permite que os jovens se vejam a si próprios em contextos profissionais desafiantes, e, acima de tudo, acreditem no seu potencial”, afirma Sofia Pelayo, coordenadora Nacional do projeto Pense Indústria.




Este ano, o projeto envolveu mais de 1.200 alunos em todo o país, organizados em mais de 200 equipas escolares. As melhores equipas foram selecionadas em quatro Finais Regionais e agora correm pelo título nacional em Fafe.
Final em Singapura
A equipa vencedora da Final Nacional representará Portugal na Final Mundial, que se realiza este ano em Singapura, naquela que é considerada a “maior competição de engenharia jovem do mundo”, agora com o selo oficial de apoio da Fórmula 1.